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Título : Narrativas digitais em podcast: dinâmica avaliativa na disciplina de história
Autor : SILVA, Raphael de França e
Palabras clave : Narrativas digitais; Podcasts; Tecnologia Digital; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 24-ene-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : A popularização das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) permitiu uma grande conexão da sociedade, através das redes de internet, possibilitando a consolidação da Cibercultura, fenômeno diagnosticado por alguns autores no início dos anos 1990. Essas mudanças expandiram o leque de linguagens disponíveis à comunicação humana, provocando uma ruptura no predomínio da linguagem escrita alfabética como único meio à construção e transmissão de conhecimento. Nesse contexto, a educação possui desafios relacionados à adoção das TDICs, principalmente no âmbito da avaliação de aprendizagem. Por sua vez, a disciplina de História normalmente não é pensada/planejada com dinâmicas envolvendo artefatos tecnológicos, sendo tradicionalmente uma área em que a leitura e produção textual predominam nas práticas de ensino, aprendizagem e avaliação. Assim, tratando de contribuir para inserção de TDIC na disciplina de História, propusemos uma dinâmica avaliativa baseada na produção de narrativas digitais em podcast. A questão do estudo se refere a como a produção de narrativas digitais na mídia podcast pode favorecer uma dinâmica avaliativa em uma disciplina de História no ensino superior? Para alcançar as respostas pretendidas, utilizaremos uma abordagem qualitativa, de estudo de caso descritivo, balizando uma intervenção realizada em uma disciplina de “História da Educação no Brasil”, ministrada numa turma de Pedagogia, da UFPE. Nessa disciplina, as narrativas digitais foram inseridas como instrumento avaliativo e, aos estudantes foi ofertada uma oficina sobre produção dessas narrativas em forma de podcast. A partir dessa intervenção, objetivamos analisar como a produção de narrativas digitais na mídia podcast pode favorecer uma dinâmica avaliativa em uma disciplina de História, no ensino superior. Os autores que fundamentaram nosso estudo foram Amante, Oliveira e Pereira (2017), para o modelo PrACT de avaliação; Lambert (2013) e Paul (2014) para as narrativas digitais; e Carvalho, Aguiar e Maciel (2009) para os podcasts. Ao fim da pesquisa, pudemos constatar que a produção de narrativas digitais na mídia podcast favorece positivamente o desenvolvimento de uma dinâmica avaliativa em História, atendendo às dimensões do modelo PrACT, e possibilitando aos estudantes a construção de uma representação narrativa acerca do contexto histórico abordado em aula, além de favorecer o desenvolvimento da competência da narratividade digital.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/33107
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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