Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32773

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVIEIRA, Anco Márcio Tenório-
dc.contributor.authorSILVA, Ibson Coelho da-
dc.date.accessioned2019-09-12T21:06:23Z-
dc.date.available2019-09-12T21:06:23Z-
dc.date.issued2017-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32773-
dc.description.abstractA temática indianista representou um movimento de nacionalismo cultural apoiado na ideia de exaltação do homem primitivo e que gerou ideias importantes para se pensar a literatura brasileira, numa época pós-independência, em que se buscava uma identidade nacional. Nesse cenário, Machado de Assis reconheceu e promoveu a discussão em torno da problemática do projeto de literatura nacional, consequentemente da temática indianista, e, ainda que em fins de Romantismo, legou a Americanas, livro reconhecido pela crítica como de feição indianista, um valor literário inegável. O objetivo desta pesquisa se pauta em se debruçar nas digitais machadianas a respeito da temática indianista, sobretudo em Americanas e reconhecer se o intuito de Machado é tratá-la como ferramenta para um pretenso projeto de literatura nacional, se é que o fez, ou simplesmente colocar o índio como matéria de poesia. Para tanto, far-se-á um breve percurso no tocante ao contexto histórico e literário em que o Indianismo se instaurou no Brasil e às principais manifestações literárias indianistas, sobretudo Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias e José de Alencar, para se identificar possíveis influências ou não à obra machadiana. Outro aspecto é elucidar posicionamentos do vate fluminense a respeito da temática tão cara ao Romantismo, encontrados em sua crítica literária, e tomar como análise a Advertência e os versos de Americanas que tratam do índio, antes de tudo, como ser humano, a partir principalmente de narrativas que bem demonstram a vocação de Machado para contar histórias.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTemática indianistapt_BR
dc.subjectMachado de Assispt_BR
dc.subjectAmericanaspt_BR
dc.titleO indianismo e as digitais de Machado de Assispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7776060064931899pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7057435020772106pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThe indianista theme represented a cultural nationalist movement rooted in the idea of glorifying the primitive man, that generated important ideas for thinking the Brazilian literature in a post-independence period, in which a national identity was sought. In that scenario, Machado de Assis recognized and promoted the discussion around the issue of a national literature, thus of the indianista thematic, and even though in the final phase of Romanticism, left to Americanas, a book recognized by the critic for displaying an indianista feature, an undeniable literary merit. The objective of this research is based on observing the fingerprints left by Machado de Assis concerning his view of the indianista thematic, especially in Americanas, and recognizing if Machado de Assis‘s intent was to treat that issue as a tool for a pretense national literature project, if it was so, or simply placing the indigenous as poetry matter. For that intent, a brief rout will be taken approaching the historic and literary context in which the Indianismo was installed in Brazil and the main indianista literary expressions, mainly in Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias and José de Alencar, to identify the existence or not of possible influences on Machado de Assis‘s work. Another aspect of our goal is to elucidate the Fluminensevates’s placements on the issue so dear to the Romanticism, found in his critical work, and take the Warning as an analysis and also Americanas’sverses that refer to the indigenous, above all, as human being, mostly from the narratives that demonstrate well Machado‘s talent to tell stories.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ibson Coelho da Silva.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons