Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31969
Share on
Title: | Professoras quilombolas no Agreste pernambucano: desafios e tensões de uma identidade em construção |
Authors: | SILVA, Halda Simões |
Keywords: | Grupos étnicos - São Bento do Una (PE); Quilombolas - São Bento do Una (PE); Negros - Educação - São Bento do Una (PE) |
Issue Date: | 19-Jun-2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O presente trabalho versa sobre os desafios e tensões presentes na formação identitária dos professores e professoras quilombolas. A pesquisa consistiu em uma etnografia do cotidiano escolar, realizada no quilombo do Serrote do Gado Brabo, município de São Bento do Una, tendo as professoras e moradores(as) da comunidade como interlocutores do estudo. A partir da etnografia realizada, identificamos a emergência de questões socioeconômicas, que adentram ao cotidiano escolar e têm implicações diretas no trabalho docente. A ausência de formações específicas também se mostra um desafio substancial no que diz respeito a um projeto de educação diferenciada em nosso campo de estudo. Identificamos ainda que, em certa medida, as próprias dificuldades inerentes à trajetória de vida das professoras interferem na construção dessa identidade docente diferenciada. A despeito das dificuldades observadas, concluímos pela importância das professoras locais atuando na escola da comunidade, uma vez que a identidade étnica e as potencialidades do ser quilombola são fortalecidas junto aos estudantes e demais moradores do quilombo, o que também favorece a sensibilização quanto à educação diferenciada. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31969 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Halda Simões Silva.pdf | 3,56 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License