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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31888

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Título: A ação empreendedora dos produtores de jogos independentes: a atuação dos produtores indie no processo criativo da produção do game
Autor(es): GOMES, Jardiel de Moura
Palavras-chave: Produtor independente; Ação empreendedora; Processo criativo
Data do documento: 6-Fev-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este estudo teve como objetivo desvelar a ação empreendedora dos produtores de jogos independentes, a atuação do indie no processo criativo da produção do game. Para tal, foram estudados quatro estúdios de jogos independentes, em quatro capitais do País, sendo duas noNordeste, em Recife, estado de Pernambuco, e em João Pessoa, na Paraíba,e os outros dois são domiciliados no centro Sul doPaís, sendo um localizado em São Paulo, estado de São Paulo, no Sudeste, e outro no estado do Paraná, em sua capital, Curitiba, na Região Sul.Foi realizada uma discussão com respeito a práticas empreendedoras digitais do desenvolvedor indie, que contempla a cena independente da produção de jogos digitais, em que se discute a maneira como essa modalidade de produção se estabelece no universo de negócios e avaliaas barreiras e oportunidades que emergem do relacionamento com agentes estratégicos. Foram levantados aspectos da economia criativa, no que tange à forma como ocorre a produção independente em meio à relação entre a arte, ciência e tecnologia, diversão e negócios. Na composição do referencial teórico, foram escolhidas duas teorias, a ação empreendedora, desenvolvida por Paiva Junior (2004), que trata três categorias estruturantes, estilo criativo, expertise e interação social, e a segunda relacionada à efetuação (effectuation), proposta por Sarasvathy (2001), compreendendo um modelo de tomada de decisão concebido a partir de escolhas relacionadas aos efeitos que podem ser produzidos a partir de determinado conjunto de possibilidades conceituais. A trilha metodológica da pesquisa é de cunho qualitativoe se utilizade seis momentos distintos, sendo eles: tipo e natureza da pesquisa; estratégia de investigação, método de pesquisa; plano de coleta de dados, construção do corpus; análise e interpretação dos dados e critérios e formas de validação desses dados. Os resultados revelam que ação a empreendedora dos produtores independentes se consolida num tipo de empreendedorismo indie e que os artefatos, plataformas e infraestruturas digitais são componentes significativos da ação empreendedora desses atores da era digital.
Descrição: GOMES, Jardiel de Moura, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: MOURA,J.M.G
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31888
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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