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Título : O Centro Integrado de Saúde (CIS) em Recife: experiência de práticas integrativas
Autor : ARIMATÉIA, Ênio de Lima
Palabras clave : Sociologia; Saúde pública; Política e saúde; Administração dos serviços de saúde; Práticas integrativas; Experimentalismo democrático; Habermas, Jürgen, 1929-
Fecha de publicación : 30-ago-2016
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Esta dissertação analisa o processo de formação e a continuidade de uma experiência conhecida até então como Centro Integrado de Saúde, localizada na cidade de Recife, que reúne uma unidade de saúde municipal categorizada como Unidade de Cuidados Integrativos em Saúde (UCIS); atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e iniciativas denominadas no espaço como comunitárias. Este processo é acompanhado de meados dos anos 2000 até o ano presente, 2016. O problema central do trabalho consiste em analisar a experiência a partir da compreensão de como interagem campos de sociabilidade próprios às lógicas do mundo da vida e dos sistemas. A partir disto, busca-se fazer relações para uma discussão no campo da gestão em saúde; das práticas democráticas entre sociedade civil e Estado; e da continuidade desta experiência. A formulação do problema é feita a partir de Jürgen Habermas, seguindo sua leitura entre mundo da vida e sistemas, a partir da fenomenologia e da sócio-cibernética, e na sua busca por uma interconexão possível entre as duas correntes. Ao notar uma necessidade de aprofundar o campo da experiência vivida especificamente, a pesquisa observa esta relação a partir da interação entre Estado, mercado e sociedade, no âmbito de um paradigma da dádiva, a partir de autores como Jacques Godbout e Alan Caillé. Partindo destes, a pesquisa buscou compreender a interação mencionada a partir da observação das práticas cotidianas desenvolvidas no CIS. Num primeiro momento, situa o contexto de sua formação em diferentes campos do Sistema Único de Saúde (SUS) no país, quais sejam a reorganização da relação entre ensino e serviço na saúde; a educação popular em saúde; e as políticas nacional e municipal de Práticas Integrativas em Saúde. A partir disto, foca o olhar nas práticas a partir da análise do corpus da pesquisa, constituído por documentos sobre o centro, diário de campo feito a partir de observação participante e entrevistas semiestruturadas, realizadas com participantes das atividades. Como resultado, tem-se uma narrativa pensada ao modo de uma ―descrição densa‖, onde são apresentadas as atividades no espaço, seu histórico e questões-chave para a compreensão da problemática colocada. Nas conclusões, expõe-se como a interação observada entre burocracia estatal e sociedade civil relaciona-se com o caráter experimental e criativo existente no espaço versus a dificuldade de continuidade da experiência provocada pela ausência de reconhecimento institucional. Aponta-se a necessidade deste reconhecimento por parte do poder público, paralelo a um processo de autodeterminação por parte dos atores propriamente ligado à sociedade civil.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31354
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Sociologia

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