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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31354
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | MARTINS, Paulo Henrique | - |
dc.contributor.author | ARIMATÉIA, Ênio de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-04T20:54:31Z | - |
dc.date.available | 2019-07-04T20:54:31Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-30 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/31354 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação analisa o processo de formação e a continuidade de uma experiência conhecida até então como Centro Integrado de Saúde, localizada na cidade de Recife, que reúne uma unidade de saúde municipal categorizada como Unidade de Cuidados Integrativos em Saúde (UCIS); atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e iniciativas denominadas no espaço como comunitárias. Este processo é acompanhado de meados dos anos 2000 até o ano presente, 2016. O problema central do trabalho consiste em analisar a experiência a partir da compreensão de como interagem campos de sociabilidade próprios às lógicas do mundo da vida e dos sistemas. A partir disto, busca-se fazer relações para uma discussão no campo da gestão em saúde; das práticas democráticas entre sociedade civil e Estado; e da continuidade desta experiência. A formulação do problema é feita a partir de Jürgen Habermas, seguindo sua leitura entre mundo da vida e sistemas, a partir da fenomenologia e da sócio-cibernética, e na sua busca por uma interconexão possível entre as duas correntes. Ao notar uma necessidade de aprofundar o campo da experiência vivida especificamente, a pesquisa observa esta relação a partir da interação entre Estado, mercado e sociedade, no âmbito de um paradigma da dádiva, a partir de autores como Jacques Godbout e Alan Caillé. Partindo destes, a pesquisa buscou compreender a interação mencionada a partir da observação das práticas cotidianas desenvolvidas no CIS. Num primeiro momento, situa o contexto de sua formação em diferentes campos do Sistema Único de Saúde (SUS) no país, quais sejam a reorganização da relação entre ensino e serviço na saúde; a educação popular em saúde; e as políticas nacional e municipal de Práticas Integrativas em Saúde. A partir disto, foca o olhar nas práticas a partir da análise do corpus da pesquisa, constituído por documentos sobre o centro, diário de campo feito a partir de observação participante e entrevistas semiestruturadas, realizadas com participantes das atividades. Como resultado, tem-se uma narrativa pensada ao modo de uma ―descrição densa‖, onde são apresentadas as atividades no espaço, seu histórico e questões-chave para a compreensão da problemática colocada. Nas conclusões, expõe-se como a interação observada entre burocracia estatal e sociedade civil relaciona-se com o caráter experimental e criativo existente no espaço versus a dificuldade de continuidade da experiência provocada pela ausência de reconhecimento institucional. Aponta-se a necessidade deste reconhecimento por parte do poder público, paralelo a um processo de autodeterminação por parte dos atores propriamente ligado à sociedade civil. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sociologia | pt_BR |
dc.subject | Saúde pública | pt_BR |
dc.subject | Política e saúde | pt_BR |
dc.subject | Administração dos serviços de saúde | pt_BR |
dc.subject | Práticas integrativas | pt_BR |
dc.subject | Experimentalismo democrático | pt_BR |
dc.subject | Habermas, Jürgen, 1929- | pt_BR |
dc.title | O Centro Integrado de Saúde (CIS) em Recife: experiência de práticas integrativas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7319555948192187 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6218095707596245 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Sociologia | pt_BR |
dc.description.abstractx | Esta monografia analiza el proceso de formación y la continudad de una experiencia conocida hasta ahora como Centro Integrado de Salud, ubicada en la ciudad de Recife, que reúne una unidad de salud municipal categorizada como Unidad de Cuidados Integrales en Salud (UCIS); actividades de enseñanza, investigación y extensión de la Universidad Federal de Pernambuco (UFPE); e iniciativas denominadas en el espacio como comunitarias. Este proceso es acompañado desde mediados del año 2000 hasta el presente año, 2016. El problema central del trabajo consiste en analisar la experiencia a partir de la compresión de cómo interactúan campos de socialización próprios a las lógicas del mundo de la vida y de los sistemas. A partir de esto, se busca establecer relaciones para una discusión en el campo de la gestión de la salud; de las prácticas democráticas entre sociedad civil y Estado; y de la continuidad de esta experiencia. La formulación del problema es realizada a partir de Jurgen Habermas, siguiendo su lectura entre mundo de la vida y sistemas, a partir de la fenomenologia y de la sócio-cibernética, y en su búsqueda por una internconexión posible entre ambas. Al notar una necesidad de profundizar en el campo de la experiencia vivida especificamente, dados ciertos limites de la perspectiva habermasiana, la investigación observa esta relación a partir de la interacción entre Estado, mercado y sociedad, en el ámbito de un paradigma del don, a partir de autores como Jacques Godbout y Alan Caillé. Partiendo de ellos, la investigación busca compreender la interacción mencionada a partir de la observación de las prácticas cotidianas desarrolladas en el CIS. En un primer momento, sitúa el contexto de su formación en diferentes campos del Sistema Único de Salud (SUS) en el país, como la reorganización de la relación entre enseñanza y servicio en la salud; la educación popular en salud; y las políticas nacional y municipal de Prácticas Integrales en Salud. A partir de ello, focaliza la mirada en las prácticas a partir del análisis del corpus de la investigación, constituído por documentros sobre el centro, diario de campo realizado a partir de la observación participante y entrevistas semiestructuradas, realizadas con participantes de las actividades. Como resultado, se obtiene una narrativa pensada como una ―descripción densa‖, en la cual son mostradas las actividades en el espacio, su historia y las cuestiones claves para la comprensión de la problemática colocada. En las conclusiones, se expone cómo la interacción observada entre burocracia estatal y sociedad civil se relaciona con el carácter experimental y creativo existente en el espacio versus la dificultad de continuidad de la experiencia provocada por la ausencia de reconocimiento institucional. Se apunta la necesidad de este reconocimiento por parte del poder público, en paralelo al proceso de autodeterminación por parte de los actores propiamente ligados a la sociedad civil. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Sociologia |
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