Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3068
Compartilhe esta página
Título: | Mapas cognitivos: uma análise de uso para geração de bases de dados espaciais |
Autor(es): | CORREIA, Ana Carolina Schuler |
Palavras-chave: | Mapas Cognitivos; Construção do Conhecimento; Base de Dados Espaciais; Documentos Cartográficos |
Data do documento: | 31-Jan-2008 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | Carolina Schuler Correia, Ana; Antunes Correia Marques de Sá, Lucilene. Mapas cognitivos: uma análise de uso para geração de bases de dados espaciais. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. |
Abstract: | O entendimento e a representação da realidade são essenciais para a elaboração de documentos cartográficos que são formados por Base de Dados Espaciais. A pesquisa desenvolvida surgiu da necessidade de se abstrair informações do mundo real de forma organizada e estruturada para que pudessem ser utilizadas nos documentos cartográficos. A construção do conhecimento foi elaborada utilizando as técnicas de mapeamento de informação. O objetivo da pesquisa foi investigar a utilização de mapas cognitivos, identificando as necessidades dos usuários e discutindo a importância para geração de Bases de Dados Espaciais, além de apresentar os procedimentos para sua construção. Para demonstrar as metodologias estudadas, foram desenvolvidos mapas cognitivos (mental e conceitual), em programas computacionais específicos, sobre o Processo de Regularização de Territórios Quilombolas, considerando documentações e entrevistas |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3068 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo2056_1.pdf | 4,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons