Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3068
Title: Mapas cognitivos: uma análise de uso para geração de bases de dados espaciais
Authors: CORREIA, Ana Carolina Schuler
Keywords: Mapas Cognitivos; Construção do Conhecimento; Base de Dados Espaciais; Documentos Cartográficos
Issue Date: 31-Jan-2008
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Carolina Schuler Correia, Ana; Antunes Correia Marques de Sá, Lucilene. Mapas cognitivos: uma análise de uso para geração de bases de dados espaciais. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
Abstract: O entendimento e a representação da realidade são essenciais para a elaboração de documentos cartográficos que são formados por Base de Dados Espaciais. A pesquisa desenvolvida surgiu da necessidade de se abstrair informações do mundo real de forma organizada e estruturada para que pudessem ser utilizadas nos documentos cartográficos. A construção do conhecimento foi elaborada utilizando as técnicas de mapeamento de informação. O objetivo da pesquisa foi investigar a utilização de mapas cognitivos, identificando as necessidades dos usuários e discutindo a importância para geração de Bases de Dados Espaciais, além de apresentar os procedimentos para sua construção. Para demonstrar as metodologias estudadas, foram desenvolvidos mapas cognitivos (mental e conceitual), em programas computacionais específicos, sobre o Processo de Regularização de Territórios Quilombolas, considerando documentações e entrevistas
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3068
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo2056_1.pdf4.81 MBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.