Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3068
Comparte esta pagina
Título : | Mapas cognitivos: uma análise de uso para geração de bases de dados espaciais |
Autor : | CORREIA, Ana Carolina Schuler |
Palabras clave : | Mapas Cognitivos; Construção do Conhecimento; Base de Dados Espaciais; Documentos Cartográficos |
Fecha de publicación : | 31-ene-2008 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | Carolina Schuler Correia, Ana; Antunes Correia Marques de Sá, Lucilene. Mapas cognitivos: uma análise de uso para geração de bases de dados espaciais. 2008. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologia da Geoinformação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008. |
Resumen : | O entendimento e a representação da realidade são essenciais para a elaboração de documentos cartográficos que são formados por Base de Dados Espaciais. A pesquisa desenvolvida surgiu da necessidade de se abstrair informações do mundo real de forma organizada e estruturada para que pudessem ser utilizadas nos documentos cartográficos. A construção do conhecimento foi elaborada utilizando as técnicas de mapeamento de informação. O objetivo da pesquisa foi investigar a utilização de mapas cognitivos, identificando as necessidades dos usuários e discutindo a importância para geração de Bases de Dados Espaciais, além de apresentar os procedimentos para sua construção. Para demonstrar as metodologias estudadas, foram desenvolvidos mapas cognitivos (mental e conceitual), em programas computacionais específicos, sobre o Processo de Regularização de Territórios Quilombolas, considerando documentações e entrevistas |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/3068 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo2056_1.pdf | 4,81 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons