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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29955
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Título: | O uso do jogo oware para promover o ensino de matemática em uma escola quilombola |
Autor(es): | ALMEIDA, Ana Quele Gomes de |
Palavras-chave: | Educação Matemática; Educação Quilombola; Jogo Oware; Afroetnomatemática; Formação de Professores |
Data do documento: | 17-Mar-2017 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esta dissertação refere-se a uma pesquisa que teve como objetivo investigar a utilização do jogo oware para promover o ensino de Matemática articulado a aspectos socioculturais nos anos iniciais de uma escola quilombola. No Brasil, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Quilombola indicam que tanto a promoção da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, como o respeito às relações étnico-raciais devem permear todo o currículo escolar. Numa revisão de literatura no âmbito específico da Educação Matemática, evidenciou-se que ainda são incipientes os trabalhos que abordem os processos de ensino e de aprendizagem na Educação Quilombola. Este estudo tomou como base discussões que evidenciam que o uso de jogos africanos podem ser um recurso pedagógico relevante para ensinar Matemática, além de promover identidades dos povos afrodescendentes. Neste sentido, a Afroetnomatemática apresenta subsídios para estudar jogos da África, por eles viabilizarem uma visão transcultural da Matemática, possibilitando resgatar elementos antropológicos das culturas africanas. O método de pesquisa foi de natureza qualitativa associado a situações de trabalho colaborativo com as participantes do estudo. Os dados da pesquisa foram coletados a partir de entrevistas, observações e pelo registro das falas das participantes da pesquisa durante as visitas e os encontros. Analisamos os dados por um processo de leitura atenta e seleção de trechos mais significativos dos protocolos gerados pelas transcrições das entrevistas semiestruturadas e dos registros das observações. Os resultados da pesquisa evidenciaram que as professoras desconheciam o trabalho com jogos de origem africana. Identificamos que o jogo oware poderia estar relacionado a conhecimentos matemáticos da cultura africana e conteúdos matemáticos previstos para os anos iniciais. As análises ainda indicaram que o trabalho com o oware poderia possibilitar situações pedagógicas nas quais houvesse um resgate e valorização da cultura africana e de diversos conhecimentos matemáticos explorados a partir do jogo. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29955 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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