Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29717

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBORBA, Rute Elizabete de Souza Rosa-
dc.contributor.authorLIMA, Ewellen Tenório de-
dc.date.accessioned2019-03-14T22:40:16Z-
dc.date.available2019-03-14T22:40:16Z-
dc.date.issued2018-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29717-
dc.description.abstractO presente estudo buscou investigar as contribuições que a exploração de problemas combinatórios pode trazer para o raciocínio probabilístico e vice-versa, tendo como foco as relações que se estabelecem entre os conhecimentos da Combinatória e da Probabilidade. O olhar para tais relações foi a principal contribuição do estudo à medida que conceitos referentes a tais áreas da Matemática inserem-se no campo conceitual das estruturas multiplicativas e destaca-se que conceitos de um mesmo campo conceitual possuem estreitas conexões entre si. Dada a incipiência de estudos na área da Educação Matemática voltados para a EJA e as características próprias de seus estudantes, optou-se por realizar a coleta de dados com 24 adultos em diferentes momentos de escolarização: Módulos II, IV e EJA Médio 3. A coleta de dados consistiu na proposição de quatro problemas combinatórios e 16 probabilísticos referentes, respectivamente, às diferentes situações combinatórias e às exigências cognitivas da Probabilidade. Tais problemas foram resolvidos durante entrevistas clínicas individuais e foram organizados em dois tipos de teste, em função da ordem de apresentação desses problemas. O desempenho dos participantes foi diretamente influenciado pelo nível de escolaridade dos mesmos. Destaca-se, no entanto, que tal efeito parece ter sido geral, não sendo, necessariamente, uma consequência do ensino específico de Combinatória e de Probabilidade. O problema combinatório de produto cartesiano foi aquele no qual os participantes obtiveram melhor desempenho, enquanto no problema de combinação o menor desempenho foi observado. As principais dificuldades enfrentadas pelos participantes na resolução dos problemas combinatórios estiveram pautadas na compreensão dos invariantes das distintas situações abordadas, bem como no esgotamento das possibilidades. No que diz respeito aos problemas probabilísticos, o desempenho nos problemas de espaço amostral esteve estreitamente relacionado ao tipo de situação combinatória correspondente, enquanto o desempenho nos problemas que abordaram as demais exigências cognitivas consideradas não foi influenciado pelo tipo de situação combinatória abordada. Dentre esses outros tipos de problema, os de correlação obtiveram melhor desempenho, enquanto as maiores dificuldades foram apresentadas nos problemas de comparação de probabilidades diferentes, pois o caráter proporcional, muitas vezes, não foi levado em consideração pelos participantes. No geral, ao resolver os problemas probabilísticos os participantes do estudo apresentaram dificuldades em justificar adequadamente suas respostas, o que revelou uma compreensão superficial da Probabilidade. A partir das análises realizadas, foi possível perceber, ainda, a existência de contribuições que surgem da resolução de problemas que relacionam Combinatória e Probabilidade. A articulação entre problemas combinatórios e probabilísticos mostrou-se uma abordagem que pode levar os estudantes a reavaliarem as representações simbólicas e estratégias utilizadas, bem como os invariantes dos problemas propostos, articulação que se mostrou mais promissora no teste no qual os problemas combinatórios foram revisitados sob o olhar da Probabilidade. Defende-se, assim, que a articulação entre Combinatória e Probabilidade pode beneficiar o desenvolvimento de ambos os raciocínios em questão na EJA.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCombinatóriapt_BR
dc.subjectProbabilidadept_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleRaciocínios combinatório e probabilístico na EJA: investigando relaçõespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5200627737222609pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6244946561746497pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe present study investigated the contributions that the exploration of combinatorial problems can bring to probabilistic reasoning and vice versa, focusing on the relations that are established between the knowledge of Combinatorics and Probability. Looking at these relations was the main contribution of the study, as concepts related to Combinatorics and Probability fall within the conceptual field of multiplicative structures and it is emphasized that concepts of the same conceptual field are closely connected with each other. Realizing the incipience of studies in the area of Mathematics Education focused on Young and Adult Education and the characteristics of its students, data was collected with 24 adults at different phases of schooling (Modules II, IV and EJA High School) and consisted in the proposition of four combinatorial problems and 16 probabilistic problems referring respectively to different combinatorial situations and to cognitive demands of Probability understanding. These problems were solved during individual clinical interviews and were organized into two types of tests depending on the order of presentation of the problems. The performance of the participants was directly influenced by their level of schooling. However, this effect seems to have been general, not being, necessarily, a consequence of specific teaching of Combinatorics and Probability. The combinatorial problem of Cartesian product was the one in which the participants obtained better performance, while in the combination problem the lowest performance was observed. The main difficulties faced by the participants in solving the combinatorial problems were based on the understanding of the invariants of the different situations and on the exhaustion of possibilities. In the probabilistic problems the performance in the problems of sample space was closely related to the corresponding combinatorial situations, while the performance in the problems of the other cognitive demands considered was not influenced by the type of combinatorial situation addressed. Of these other types of problem, the correlation ones obtained better performance, while most difficulties were presented in the problems of comparison of different probabilities, since the proportional character of these problems was often not taken into account by the participants. In general, while solving the probabilistic problems, the participants had difficulties in justifying their answers, which revealed a superficial understanding of Probability. It was also possible to perceive from the analysis the existence of contributions that arise from the resolution of problems that relate Combinatorics and Probability. The articulation between combinatorial and probabilistic problems is an approach that may lead students to reassess the symbolic representations and strategies used as well as the invariants of the proposed problems (articulation that proved most promising in the test in which combinatorial problems were revisited in the light of Probability). Therefore it is argued that the articulation between Combinatorics and Probability can benefit the development of combinatorial and probabilistic reasonings in Young and Adult Education.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ewellen Tenório de Lima.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons