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Título : A oralidade no Programa Nacional do Livro Didático (1998-2016): critérios de avaliação e perfil dos livros de alfabetização aprovados
Autor : MENDES, Estephane Priscilla dos Santos
Palabras clave : Avaliação educacional (Brasil); Alfabetização; Letramento (Brasil); Livros didáticos (Brasil); Ensino (Brasil)
Fecha de publicación : 11-ago-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Este estudo teve como objetivo central investigar, ao longo do tempo, mudanças e permanências nos critérios de avaliação utilizados pelo PNLD no que concerne ao ensino de oralidade no ciclo de alfabetização e o perfil dos livros/coleções avaliados, no que se refere a esse eixo de ensino. Especificamente, objetivamos analisar os critérios de avaliação voltados ao eixo de ensino de oralidade em diferentes edições do Guia do Livro Didático do PNLD; e analisar o perfil dos livros aprovados no PNLD,no que se refere ao tratamento da oralidade.Para atingir nossos objetivos, desenvolvemos uma discussão tomando por base estudos sobre a imbricação entre fala/oralidade e escrita/letramento, desenvolvidos por pesquisadores como Marcuschi e Dionisio (2007), Marcuschi (2005, 2007, 2010), Kleiman (2005), Fávero, Andrade e Aquino (2012), além de estudos que abordam a oralidade como objeto de ensino, desenvolvidos por autores como Dolz e Schneuwly (2004), Leal, Brandão e Lima (2011),Costa-Maciel (2009), Magalhães (2007), dentre outros.Também alicerçamos nosso quadro teórico em discussões sobre o PNLD, contemplando autores como Batista (2003), Costa Val (2009), Alves (2001), Mantovani (2009), dentre outros. Essa pesquisa baseou-se em uma abordagem de natureza qualitativa, não excluindo, no entanto, a utilização de dados quantitativos. Em consonância com a natureza do objeto e dos objetivos propostos neste estudo, adotamos como procedimento metodológico a pesquisa documental, e tratamos os dados através da Análise de Conteúdo. Analisamos diferentes versões do Guia de Livros Didáticos do PNLD (1998, 2000/2001, 2004, 2007, 2010, 2013 e 2016), enfocando as fichas de avaliação de cada Guia e as resenhas dos livros aprovados. Os resultados evidenciaram que os critérios específicos de avaliação relativos ao eixo de ensino oralidade nos livros didáticos do ciclo de alfabetização relacionam-se, principalmente, à adequação dos gêneros orais a diferentes situações comunicativas, além da exploração da língua falada na interação em sala de aula. No que se refere ao perfil das obras, identificamos ênfase em atividades de conversação e uso do oral em situações de interação em sala de aula, embora se tenha observado, ao longo do tempo, uma presença maior de outras dimensões do oral, ainda que mais timidamente.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28023
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA

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