Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28023
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Alexsandro da | - |
dc.contributor.author | MENDES, Estephane Priscilla dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2018-12-05T21:24:10Z | - |
dc.date.available | 2018-12-05T21:24:10Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-11 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28023 | - |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo central investigar, ao longo do tempo, mudanças e permanências nos critérios de avaliação utilizados pelo PNLD no que concerne ao ensino de oralidade no ciclo de alfabetização e o perfil dos livros/coleções avaliados, no que se refere a esse eixo de ensino. Especificamente, objetivamos analisar os critérios de avaliação voltados ao eixo de ensino de oralidade em diferentes edições do Guia do Livro Didático do PNLD; e analisar o perfil dos livros aprovados no PNLD,no que se refere ao tratamento da oralidade.Para atingir nossos objetivos, desenvolvemos uma discussão tomando por base estudos sobre a imbricação entre fala/oralidade e escrita/letramento, desenvolvidos por pesquisadores como Marcuschi e Dionisio (2007), Marcuschi (2005, 2007, 2010), Kleiman (2005), Fávero, Andrade e Aquino (2012), além de estudos que abordam a oralidade como objeto de ensino, desenvolvidos por autores como Dolz e Schneuwly (2004), Leal, Brandão e Lima (2011),Costa-Maciel (2009), Magalhães (2007), dentre outros.Também alicerçamos nosso quadro teórico em discussões sobre o PNLD, contemplando autores como Batista (2003), Costa Val (2009), Alves (2001), Mantovani (2009), dentre outros. Essa pesquisa baseou-se em uma abordagem de natureza qualitativa, não excluindo, no entanto, a utilização de dados quantitativos. Em consonância com a natureza do objeto e dos objetivos propostos neste estudo, adotamos como procedimento metodológico a pesquisa documental, e tratamos os dados através da Análise de Conteúdo. Analisamos diferentes versões do Guia de Livros Didáticos do PNLD (1998, 2000/2001, 2004, 2007, 2010, 2013 e 2016), enfocando as fichas de avaliação de cada Guia e as resenhas dos livros aprovados. Os resultados evidenciaram que os critérios específicos de avaliação relativos ao eixo de ensino oralidade nos livros didáticos do ciclo de alfabetização relacionam-se, principalmente, à adequação dos gêneros orais a diferentes situações comunicativas, além da exploração da língua falada na interação em sala de aula. No que se refere ao perfil das obras, identificamos ênfase em atividades de conversação e uso do oral em situações de interação em sala de aula, embora se tenha observado, ao longo do tempo, uma presença maior de outras dimensões do oral, ainda que mais timidamente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação educacional (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos (Brasil) | pt_BR |
dc.subject | Ensino (Brasil) | pt_BR |
dc.title | A oralidade no Programa Nacional do Livro Didático (1998-2016): critérios de avaliação e perfil dos livros de alfabetização aprovados | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2186266005445670 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2626338170888514 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Contemporanea / CAA | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study has as its main objective to investigate, changes and permanence on the evaluation criteria used by PNLD concerning orality teaching in the literacy cycle and the profile of the evaluated books/collections with regards to this teaching modality. Specifically, we aim to analyze the evaluation criteria focused on the orality teaching modality of the Didactical Guide Book from PNLD; and analyze the profile of the approved books in PNLD regarding orality approach. To reach our objectives, we developed a discussions based on studiesabout the imbrication between speaking/orality and writing/literacy developed by researches asMarcuschi e Dionisio (2007), Marcuschi (2005, 2007, 2010), Kleiman (2005), Fávero, Andrade e Aquino (2012)further from studies that approach orality as a teaching object as, developed by authors such as, DolzandSchneuwly (2004), Leal, Brandãoand Lima (2011),Costa-Maciel (2009), Magalhães (2007) and others. We also built our theoretical framework on discussions about PNLD, based on authors as Batista (2003), Costa Val (2009), Alves (2001), Mantovani (2009) and others. This research was based on a qualitative approach, without excluding, however, the utilization of quantitative data. In accordance with the nature of the object and the proposed objectives in this study, we adopted as a methodological procedure the documental research, we also approached the data using a content analysis. We analyzed different versions of the Didactical Guide Book from PNLD (1998, 2000/2001, 2004, 2007, 2010, 2013 e 2016), focusing on the evaluation sheets from each guide and the reviews from each approved books. The results showed that the specific evaluation criteria related to the orality teaching modality in the didactical books from the literacy cycle are relate to, specially, to the adequacy of the oral genres to different communicative situations also to the exploration of the spoken language during the in-class interaction. Regarding the books profile, we identified focusing on conversation activities and the use of in-classoral interaction situations, even thou it was observed along the time a slow growing participation of other oral dimensions. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Estephane Priscilla dos Santos Mendes.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons