Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27580
Share on
Title: | A capoeira e a educação não formal: contribuições de um grupo de praticantes de capoeira da comunidade quilombola de Angico de Cima, Bom Conselho – PE |
Authors: | SANTOS, José Adelson Teixeira dos |
Keywords: | Capoeira; Educação não formal; Comunidade quilombola |
Issue Date: | 27-Jun-2018 |
Citation: | SANTOS, J. A. T. |
Abstract: | A capoeira é uma das expressões da cultura brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. o presente trabalho tem como objetivo principal Investigar quais valores e concepções de educação são apreendidos pelos capoeiristas de uma comunidade quilombola de Pernambuco. Utilizou-se a pesquisa descritiva que segundo Gil, têm como objetivo a descrição das características de determinada população ou fenômeno. Foram realizadas entrevistas através de questionário semi-estruturado, e os dados foram coletados através de áudio descrição. Entendemos que os resultados do nosso estudo, revela aspectos importantes em relação a importância dessa prática corporal para a comunidade quilombola de angico de Cima, corroborando com algumas pesquisa no âmbito da capoeira e sua educação não formal. O estudo oportuniza ressaltar valores encarnados na cultura afrodescendente e, neste sentido, a pesquisa contribui para a preservação da história das gerações que vivem neste espaço social, reforçando um laço de identidade que une passado e presente. A pesquisa não deixa de extrapolar sentidos e modos de percepção da realidade social mais ampla, pois, descreve o contexto das comunidades quilombolas encarnada na prática da capoeira. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27580 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, José Adelson Teixeira dos.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License