Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26903
Share on
Title: | Que saudade da professorinha: história e memória da escolarização das normalistas Niteroienses e Recifenses |
Authors: | FIGUEIRÔA, Ana Paula Rodrigues |
Keywords: | Educação - História; Professores – Formação; Ensino normal; Normalistas - Educação; UFPE - Pós-graduação |
Issue Date: | 31-Jul-2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Esta tese tem como objetivo compreender os ensejos que expressaram, em meados do século XX, a implantação do Ensino Normal em Niterói/RJ e em Recife/PE para a formação de professores, expondo uma contribuição expressiva para a história das instituições de Ensino Normal do Brasil, responsáveis pela formação de mestres das primeiras letras. As instituições pesquisadas são: École Normale Supérieure de Paris/França; Escola Normal do Município da Côrte, em Niterói/Rio de Janeiro; e as Escolas Normais do Recife: Escola Normal Oficial de Pernambuco e a Escola Normal Pinto Júnior da Sociedade Propagadora. O método de pesquisa utilizado foi a história oral, pautada nas entrevistas e subsidiado pela coleta documental. Ressalte-se que as Normalistas entrevistadas foram as do Brasil e que a escola francesa propiciou o embasamento da gênese do Ensino Normal no Brasil. Este estudo está dividido em cinco capítulos: o primeiro é intitulado de Introdução, demonstrando a base metodológica e a produção do conhecimento sobre a temática; o segundo capítulo tem como denominação: Edificando o cenário das Escolas Normais, demonstrando a historicidade da criação das referidas Escolas Normais; o terceiro capítulo tem como título: A Inserção das mulheres na educação niteroiense e recifense, demonstrando o universo das três instituições brasileiras estudadas; já o quarto capítulo, Tecendo o saber: os cortes e recortes na memória das Normalistas, discorre sobre a análise das categorias: gênero, família, educação e vida profissional; o quinto capítulo, são as considerações finais, quando exibimos as reflexões sobre todo o estudo, permitindo assim reconstituir parte da história e memória das Normalistas e suas conquistas, desde o seu ingresso no Curso Normal até a sua profissionalização. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26903 |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE Ana Paula Rodrigues Figueiroa.pdf | 9,45 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License