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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26811

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Título: Produção coletiva de textos na escola: estratégia didática de ensino-aprendizagem da produção escrita nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): FERREIRA, Vinícius Varella
Palavras-chave: Escrita - Ensino fundamental; Didática; Língua portuguesa - Estudo e ensino; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 30-Ago-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A presente pesquisa teve como objetivo analisar a mediação docente nos momentos de produção coletiva de textos na escola. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases: na primeira, aplicamos questionários a professores do 1º, 3º e 5º anos do ensino fundamental da rede municipal de João Pessoa, visando, entre outros objetivos, verificar a formação dos professores, o tempo de experiência no magistério, a frequência com que realizam a atividade de produzir textos coletivos com os alunos, verificar e comparar os objetivos explicitados para tal tipo de estratégia didática; na segunda fase, observamos e videogravamos 11 aulas de produção coletiva de texto de 5 professoras (1 professora do 1º ano – 2 aulas; 2 professoras do 3º ano – 2 aulas de cada uma; 2 professoras do 5º ano – 2 aulas de cada uma). Após a última aula de cada professora, realizamos a entrevista clínica com o intuito de verificar o que as professoras diziam sobre sua prática em situações de produção coletiva de textos. A partir das observações e das entrevistas clínicas, selecionamos duas professoras do 5º ano para uma análise aprofundada das aulas, tendo como critério o contraste quanto aos objetivos didáticos citados durante a entrevista e as ações de mediação em situações de produção coletiva de textos. Com base na perspectiva sociointeracionista de produção de texto, constatamos que a frequência com que os professores realizavam produção coletiva estava diretamente ligada ao objetivo de ensino dos professores e, algumas vezes, pela própria indicação do livro didático. Os objetivos didáticos explicitados pelas professoras nas entrevistas clínicas às vezes divergiam de sua prática durante as aulas de produção coletiva, de tal modo que as situações de mediação eram mais produtivas do que o que era revelado pelas professoras. Também foi possível concluir que as mediações docentes focavam mais aspectos relativos ao ensino do gênero textual e de prescrições gramaticais e recursos linguísticos. Foram observadas diferenças entre as duas docentes; A primeira professora favoreceu a reflexão sobre o destinatário e o suporte de circulação do texto coletivo, enquanto que a segunda não demonstrou a mesma atenção a estes elementos, afirmando serem os próprios alunos os produtores e interlocutores, já que se tratava de uma produção coletiva. A primeira docente tinha estratégias mais eficazes de promover o desenvolvimento de conhecimentos sobre a escrita e estratégias de elaboração textual, evidenciando que tal tipo de atividade didática pode favorecer o desenvolvimento de habilidades dificilmente enfocadas pelas docentes em situações de produção individual.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26811
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

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