Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26250
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DOURADO, Débora Coutinho Paschoal | - |
dc.contributor.author | ANTUNES, Flávia de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2018-09-05T20:27:26Z | - |
dc.date.available | 2018-09-05T20:27:26Z | - |
dc.date.issued | 2014-09-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26250 | - |
dc.description.abstract | Esse trabalho objetivou analisar o processo de institucionalização da política de segurança pública do estado de Pernambuco, denominada Pacto pela Vida, no contexto da Polícia Militar. Para tanto, o estudo baseou-se na Teoria Institucional, sobremaneira no modelo proposto por Tolbert e Zucker (1998), que subdivide o processo de institucionalização em três fases: habitualização, objetificação e sedimentação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada mediante um estudo de caso. Para a coleta de dados foram feitas pesquisas bibliográfica e documental, além de 14 entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas e transcritas. Após as transcrições, deu-se início à Análise de Conteúdo. Quanto aos resultados, verificou-se que os altos índices de criminalidade e a vontade política foram os fatores causais da inovação, caracterizando a habitualização. Em relação à objetificação, observou-se que há monitoramento intereorganizacional e que existem algumas normas esparsas que regulamentam determinados aspectos da política de segurança pública, mas que ainda são incipientes. Ao que tange à sedimentação, verificou-se que a política de segurança pública causou impactos positivos para Polícia Militar de Pernambuco e seus integrantes, bem como para sociedade. Verificou-se, ainda, que há interesse na manutenção do Pacto pela Vida, desde que ele avance em diversos aspectos relacionados a questões gerais, à produtividade e ao efetivo. Inclusive, esses aspectos que precisam avançar, se perdurarem, podem aumentar a resistência que até então é pequena, velada e individualizada, e dificultar o processo de total institucionalização. Quanto ao seu estágio, conclui-se que o Pacto pela Vida encontra-se entre as fases de objetificação e sedimentação e que há características isomórficas do tipo mimético, coercitivo e normativo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Segurança pública | pt_BR |
dc.subject | Policiais militares | pt_BR |
dc.subject | Crime contra a pessoa | pt_BR |
dc.title | O processo de institucionalização de uma política de segurança pública no estado de Pernambuco: o caso do pacto pela vida, a partir da polícia militar | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8100165037318681 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2657393049675305 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Administracao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research aims to analyze the process of institutionalization of public security policy from Pernambuco state, named Pacto pela Vida, in the context of Military Police. The study is based on Institutional Theory, mainly in the three-stage model, proposed by Tolbert e Zucker (1998), which subdivides the institutionalization process into three phases: habitualization, objectification and sedimentation. The study is a qualitative research realized through a case study. In order to collect data, there were realized bibliographic and documental searches as well as 14 semi-structured interviews that were recorded and transcribed. After transcription, it was initialized a content analysis. The results points that high criminal levels and political desire were casual factors of innovation, characterizing habitualization. In relation to objectification, it was observed that there is inter-organizational monitoring and some sparse norms, which regulate determined aspects of public security policy, but these norms are still incipient. With regard to sedimentation, it was verified that public security policy caused positive impacts for Military Police of Pernambuco and for their components, besides society. It was also verified there is interest at maintaining Pacto Pela Vida since it advances in several aspects related to general questions, productivity and workforce. These aspects need to be improved and if they continue, the opposition, which is low, guarding and individualized for now, could increase and make the process of total institutionalization more difficult. In relation to the stage of Pacto pela Vida, we concluded that it is between objectification and sedimentation phases and there are isomorphic features of mimetic, coercive and normative sorts. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Flávia de Oliveira Antunes.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons