Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26028

Share on

Title: Catálogo de modelos cognitivos para o ensino da notação BPMN em cursos de graduação em Administração da UFPE
Authors: KOMMERS, Marinita Eliara
Keywords: Ensino Superior; Criatividade; Mapas cognitivos (Psicologia); Ensino superior – Finalidades e objetivos
Issue Date: 31-Aug-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O ensino de modelagem de processos em cursos de graduação em Administração da UFPE é uma tarefa desafiadora, especialmente, porque requer conquistar o interesse dos estudantes. Em virtude dessa dificuldade, esta pesquisa objetivou verificar como o uso de modelos cognitivos no ensino de modelagem de processos de negócios, mais especificamente em BPMN, pode ser utilizado como suporte para o estímulo à criatividade e abstração dos graduandos em Administração. Em seguida, para operacionalizar a pesquisa, realizou-se um experimento, no qual alunos de graduação do curso de Administração da UFPE modelaram um processo de negócios especificado para a pesquisa após o contato com os modelos cognitivos selecionados. Na oportunidade, foram avaliados os modelos confeccionados pelos alunos no que se refere à eficiência. Como resultado, além de um catálogo, não exaustivo, com os modelos cognitivos, foi possível confirmar as expectativas iniciais, indicando que a utilização desse tipo de modelo pode sim contribuir como uma ferramenta de suporte para auxiliar os professores na tarefa de ensinar os conceitos de modelagem de processos de negócio. O presente estudo pretende contribuir para ampliar a forma de ensinar modelagem de processos, por meio do estímulo criativo dos modelos cognitivos, para que a reflexão faça parte da construção do conhecimento do aluno.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26028
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Marinita Eliara Kommers.pdf1,96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons