Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25566

Comparte esta pagina

Título : Configurações didáticas de ambientes virtuais de aprendizagem na educação à distância
Autor : PEREIRA, Jose Wilson
Palabras clave : Matemática - Estudo e ensino; Didática; Educação a distância; UFPE - Pós-graduação
Fecha de publicación : 26-abr-2017
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Esta pesquisa busca caracterizar as configurações didáticas realizadas por professores da licenciatura em Matemática na modalidade EAD, a partir da escolha das situações de ensino, do mapeamento de recursos e de esquemas de uso planejados. É no cenário da Educação a Distância que a nossa pesquisa se desenvolve, com um olhar para as escolhas do professor executor, quanto à gestão dos recursos disponibilizados e seus esquemas de uso planejados em sua Configuração Didática. O nosso quadro teórico é composto pelas teorias: Orquestração Instrumental, Abordagem Instrumental e Abordagem Documental. Inicialmente, um estudo piloto foi realizado para levantar algumas hipóteses e ajustar as que foram preestabelecidas e pertinentes ao objetivo da pesquisa. Na modalidade EaD, as disciplinas ofertadas ficam arquivadas no servidor da instituição com todas as informações e ações que foram desenvolvidas durante sua execução, permitindo as mesmas acesso. Foi concedido acesso ao ambiente virtual dos nossos sujeitos da pesquisa, professores executores/formadores, da disciplina de Geometria Analítica de cursos curso de Licenciatura em Matemática à distância de duas instituições federais do estado de Pernambuco. Foram três professores entrevistados. Cada professor teve o seu momento individual de entrevista. Nela solicitamos aos professores que fizessem um mapa elencando os recursos disponibilizados em seu ambiente e explicando o motivo por tal escolha. Usamos elementos da metodologia adotada na abordagem documental estendendo-se aos aspectos reflexivos. Como resultados, percebemos três estratégias diferentes de Configuração Didática, que variam de instituição e de professor. Os professores centram em um enriquecimento dos recursos de conteúdo disponibilizados na instituição, com recursos de vídeo, internos e externos ao Moodle. Um deles centra-se em uma mediação com centro no fórum enriquecida com softwares, vídeos, e outros. Outra enriquece a mediação com a videoconferência, seguida de chat. Uma terceira concentra-se apenas no envio do recurso de conteúdo e provas. Percebem-se lacunas na relação entre o recurso e seus esquemas de uso; a falta de recursos de mediação que tenha uma linguagem matemática, geométrica e algébrica, força o professor a criar e buscar recursos externos.
Descripción : FERREIRA, Verônica Gitirana Gomes, também é conhecida em citações bibliográficas por: GITIRANA, Verônica
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25566
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO José Wilson Pereira.pdf4,84 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons