Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25316
Compartilhe esta página
Título: | História do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras–Forproex (1987-2012) |
Autor(es): | LEONIDIO, Luciano Flávio da Silva |
Palavras-chave: | História da educação; Educação superior; Extensão universitária; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 20-Fev-2017 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | O trabalho em questão se propôs a analisar como se constituiu e desenvolveu o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Brasileiras (FOPROEX) ao longo de 25 anos de história (1987-2012)? Desde sua criação em 1987 o FORPROEX tem sido o principal palco das discussões de fomento e reinvindicações voltados à criação de diretrizes e ações específicas de Extensão Universitária como parte das políticas públicas para a educação superior no país. Desta forma, abordar os saberes e fazeres dos 25 primeiros anos de história do Fórum possuía enquanto premissa fundamentar se deparar com questões importantes como o processo de institucionalização (estabelecendo ações tanto do ponto de vista administrativo, como também da prática acadêmica), territorialização (formas de organização e reorganização em termos de relações sociais com o espaço), financiamento (descentralização e alocação de recursos, bem como fundo especial no MEC) e inovação (construir posicionamentos e ações diferenciadas no seio acadêmico e social). Para tal, foi realizada uma análise dos documentos publicados pelo FORPROEX, como documentos finais dos encontros nacionais, políticas e diretrizes de Extensão Universitária. Os documentos em questão foram reunidos na base de dados da Rede Nacional de Extensão e no acervo da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A análise fundamentou na noção de campo proposta pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu. As conclusões encontradas foram: o processo de criação, organização e constituição do FORPROEX, acontecem num momento histórico peculiar e bastante propício para o diálogo em prol de um (novo) modelo de universidade. A luta do Fórum busca fundamentalmente o ‘extracampo’ e ser reconhecimento como importante vertente no cenário acadêmico. Fortalecimento institucional e fontes de financiamento representam os principais anseios e ambições do Fórum ao longo de seus 25 anos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25316 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Luciano Flávio da Silva Leonídio.pdf | 5,84 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons