Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25316

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Edilson Fernandes de-
dc.contributor.authorLEONIDIO, Luciano Flávio da Silva-
dc.date.accessioned2018-08-01T21:21:07Z-
dc.date.available2018-08-01T21:21:07Z-
dc.date.issued2017-02-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25316-
dc.description.abstractO trabalho em questão se propôs a analisar como se constituiu e desenvolveu o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Educação Superior Brasileiras (FOPROEX) ao longo de 25 anos de história (1987-2012)? Desde sua criação em 1987 o FORPROEX tem sido o principal palco das discussões de fomento e reinvindicações voltados à criação de diretrizes e ações específicas de Extensão Universitária como parte das políticas públicas para a educação superior no país. Desta forma, abordar os saberes e fazeres dos 25 primeiros anos de história do Fórum possuía enquanto premissa fundamentar se deparar com questões importantes como o processo de institucionalização (estabelecendo ações tanto do ponto de vista administrativo, como também da prática acadêmica), territorialização (formas de organização e reorganização em termos de relações sociais com o espaço), financiamento (descentralização e alocação de recursos, bem como fundo especial no MEC) e inovação (construir posicionamentos e ações diferenciadas no seio acadêmico e social). Para tal, foi realizada uma análise dos documentos publicados pelo FORPROEX, como documentos finais dos encontros nacionais, políticas e diretrizes de Extensão Universitária. Os documentos em questão foram reunidos na base de dados da Rede Nacional de Extensão e no acervo da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A análise fundamentou na noção de campo proposta pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu. As conclusões encontradas foram: o processo de criação, organização e constituição do FORPROEX, acontecem num momento histórico peculiar e bastante propício para o diálogo em prol de um (novo) modelo de universidade. A luta do Fórum busca fundamentalmente o ‘extracampo’ e ser reconhecimento como importante vertente no cenário acadêmico. Fortalecimento institucional e fontes de financiamento representam os principais anseios e ambições do Fórum ao longo de seus 25 anos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectExtensão universitáriapt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleHistória do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras–Forproex (1987-2012)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7405914421382976pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3329563140947244pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe current study aimed to examine how the Forum of Pro-Rectors of extension of the Brazilian institutions of higher education was formed and developed (FOPROEX) over 25 years of history? Since its inception in 1987 the FORPROEX has been the main stage of discussions and claims aimed at setting up guidelines and University extension-specific actions as part of the public policies for higher education in the country. Along these lines, addressing the knowledge and/or the making of the first 25 years of the Forum’s history had as premise fundamental issues, such as the process of institutionalization (establishing actions both from the administrative point of view, as well as academic practice), territorialization (forms of organization and reorganization in terms of social relations with the space), funding (decentralization and allocation of resources, as well as Special Fund at MEC) and innovation (build positions and differentiated actions within academic and social). To this end, a review of the documents published by FORPROEX was made, such as final documents of the meetings, policies and university extension guidelines. The documents in question were collected in the database of the national network of Extension and at the Dean's office of extension of the Federal University of Rio de Janeiro. The analysis was based on the notion of field proposed by French sociologist Pierre Bourdieu. The conclusions were: the process of creation, organization and Constitution of FORPROEX, happen in a peculiar historical moment and quite conducive for dialogue towards a (new) University model. The Forum’s fight seeks fundamentally to overcome campus area and be recognized as an important strand in the academic setting. Institutional strengthening and sources of funding represent the main concerns and ambitions of the Forum during its 25 years.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Luciano Flávio da Silva Leonídio.pdf5,84 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons