Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25197

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSELVA, Ana Coêlho Vieira-
dc.contributor.authorSILVA, Inglid Teixeira da-
dc.date.accessioned2018-07-24T17:51:35Z-
dc.date.available2018-07-24T17:51:35Z-
dc.date.issued2017-03-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25197-
dc.description.abstractNo Brasil, a inclusão da Educação Financeira nas escolas foi impulsionada pela Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF) que propôs o Programa de Educação Financeira nas Escolas – Ensino Médio. Esta pesquisa analisou o material didático do programa e suas relações com a Matemática. Nas atividades dos livros do aluno identificou-se: conteúdos matemáticos necessários para resolução, ambientes de aprendizagem (SKOVSMOSE, 2000) e mensagens de educação financeira presentes. Na análise dos livros do professor identificou-se: relações com a Matemática e ambientes de aprendizagem que as orientações ao professor podem promover. Os resultados demonstram forte ligação da Matemática com a Educação Financeira no material didático dos alunos, porém esta relação não é evidenciada no livro do professor. As atividades dos livros do aluno apresentam potencial para o desenvolvimento dos ambientes de aprendizagem tendo como referência, principalmente, a realidade e cenários de investigação, entretanto, as orientações do livro do professor, em geral, não auxiliam a exploração dessas atividades. Assim, há necessidade de formação específica para o professor atuar com o Programa de Educação Financeira, de forma a estimular o melhor aproveitamento das atividades propostas, bem como atuar de forma interdisciplinar. Recomenda-se ainda, um olhar especial ao livro do professor para que de fato subsidie o docente em seu trabalho pedagógico visando a educação financeira dos estudantes, numa perspectiva crítica, autônoma e cidadã, devendo ser considerada na proposta a relação estreita observada com a matemática.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titlePrograma de educação financeira nas escolas de ensino médio: uma análise dos materiais propostos e sua relação com a matemáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0667534913943882pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9725625876738281pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxIn Brazil, the inclusion of financial education in schools was driven by the Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), which proposed the Programa de Educação Financeira nas Escolas – Ensino Médio. This research analyzed the didactic material of the program and its relations with mathematics. In the activities of the student's books, we identified: mathematical contents required for resolution, learning environments (SKOVSMOSE, 2000) and messages of financial education present. The analysis of the teacher's books has identified: relationships with mathematics and learning environments that orientations to the teacher can promote. The results show a strong link between mathematics and financial education in the students' teaching material, but this relationship is not evidenced in the teacher's book. The activities of the student's books show potential for the development of learning environments, with reference mainly to reality and research scenarios, however, the teacher's book guidelines do not generally support the exploration of these activities. Thus, there is a need for specific training for the teacher to work with the financial education program, in order to stimulate the best use of the proposed activities, as well as to act in an interdisciplinary way. It is also recommended a special look at the teacher's book to actually subsidize the teacher in his pedagogical work aiming at the financial education of the students, in a critical, autonomous and citizen perspective, considering in the proposal the close relationship observed with Mathematics.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Inglid Teixeira da Silva.pdf6,28 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons