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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22290

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Iranete Maria da Silva-
dc.contributor.authorALZERI, Ailson Lopes-
dc.date.accessioned2017-11-06T15:35:18Z-
dc.date.available2017-11-06T15:35:18Z-
dc.date.issued2016-03-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22290-
dc.description.abstractA pesquisa se insere na temática do uso do Laboratório de Educação Matemática (LEM) como ambiente de formação de professores de Matemática, buscando analisar, em particular, as potencialidades e as limitações deste ambiente. Para tanto, caracterizamos, a priori, um LEM com relação ao tipo de uso e de funcionamento e também quanto ao seu papel na formação de professores. Esta caracterização nos permitiu escolher o Laboratório de Educação Matemática (LEMAT) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) como campo de pesquisa. Como fundamento teórico e metodológico utilizamos o Modelo de Níveis de Atividade do Professor da Teoria das Situações Didáticas (TSD). Realizamos uma entrevista semiestruturada com dois monitores e dois coordenadores egressos do LEMAT e um coordenador atual. Uma análise documental foi realizada com base em documentos fornecidos pelos participantes da pesquisa para melhor caracterizar o Laboratório. Além disso, propomos um questionário semiestruturado que foi respondido por nove monitores egressos, atuais professores de Matemática, com a finalidade de identificar o perfil de professor, como também os conhecimentos que eles mobilizam quando estão em atividade e que podem estar relacionados com a monitoria no LEMAT. Os resultados do estudo mostram uma convergência importante entre os conhecimentos trabalhados no período em que atuaram como monitores no LEMAT e os conhecimentos mobilizados nas respostas do questionário, sobretudo, com relação às escolhas dos elementos do plano de aula. Mesmo diante de algumas divergências, e considerando outros fatores que constituem a experiência destes professores, os resultados indicam que os conhecimentos vivenciados e construídos no Laboratório exercem uma influência marcante nas respostas dos professores.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLaboratório de Educação Matemáticapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAtividade do professorpt_BR
dc.titleAtividade do professor de matemática: influências de sua participação no laboratório de educação matemáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7322565960459742pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8522397432350630pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis research´s the theme of the use of the Mathematics Education Laboratory (LEM) as a mathematics teacher education environment, it aims to analyze the potentialities and limitations of this environment. Initially, we elaborate a priori characterization of a LEM in relation to the type of use and functioning, and its role in teacher education. This procedure allowed us to select as a research field the Laboratory of Mathematics Education (LEMAT) of the Federal University of Pernambuco (UFPE). As a theoretical and methodological foundation we use the Teacher´s Activity Levels Model from the Teaching Situations Theory (TSD). We conducted a semi-structured interview with two monitors and two former LEMAT coordinators, and the current coordinator. In order to better characterize the laboratory, we developed a documental analysis of documents provided by the research participants. In addition, we utilized semi-structured questionnaires to collect data from nine graduated teachers, who are current mathematics teachers. The questionnaire aims were to identify teachers’ profiles, as well as the knowledge that they mobilize when they are in activity and that may be related to the monitoring in the LEMAT. The results suggested important convergence between the knowledge worked during the period in which they acted as lecturers in the LEMAT and the knowledge mobilized, especially with regard to the choices of the elements of the lesson plan. Although there are divergences, and considering other factors that constitute the experience of these teachers, the results indicate that the knowledge lived and constructed in the Laboratory influence teachers' responses.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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