Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22246

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorLIMA, Gabriel Henrique de-
dc.date.accessioned2017-11-01T14:53:10Z-
dc.date.available2017-11-01T14:53:10Z-
dc.date.issued2017-11-01-
dc.date.submitted2017-06-28-
dc.identifier.citationLIMA, G. H.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22246-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como finalidade verificar a pertinência e aplicabilidade do recurso tecnológico, Nearpod, em duas disciplinas do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco. Sabendo da importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para o processo educacional, buscamos responder aos seguintes questionamentos: Por que as tecnologias ainda não são uma realidade em muitas instituições de ensino? Será que os professores estão capacitados para trabalhar com alunos que cresceram inseridos nessa nova realidade tecnológica? Além disso, como podemos promover aulas mais atrativas com o auxílio de recursos tecnológicos? O aplicativo em questão (Nearpod) caracteriza-se como sendo um recurso multiplataforma que possibilita o pareamento de um computador com vários smartphones, utilizando a nuvem como ponto chave para realizar tal conexão. Desse modo, ele permite que os professores desenvolvam aulas mais dinâmicas e interativas, pois possibilita que os docentes utilizem no decorrer da aula, enquetes, quiz, modelos tridimensionais, e muitos outros recursos que irão interagir com os estudantes em tempo real através de seus celulares. Nosso procedimento metodológico consistiu em: escolher as disciplinas para a intervenção, criar duas aulas a partir do Nearpod de acordo com os conteúdos programados (uma em cada disciplina), execução das aulas pelos professores, aplicação de dois questionários, sendo um para os professores e outro para os alunos, e por fim, a análise de dados. Os resultados nos mostraram que o aplicativo Nearpod teve uma real significância no processo de ensino-aprendizagem, pois possibilitou que os professores trabalhassem o conteúdo de forma diferenciada, diagnosticando possíveis lacunas de aprendizagem de forma mais rápida. Desse modo, a partir das respostas dos alunos, vimos que a estratégia contribui para um melhor entendimento dos assuntos, visto que – a partir da aplicação dessa ferramenta – é possível se trabalhar com dispositivos móveis em sala de aula de maneira bastante eficaz, promovendo assim, novas experiências pedagógicas para os estudantes.pt_BR
dc.format.extent47 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Superiorpt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectDisciplinas das Ciências Biológicaspt_BR
dc.titleO uso do aplicativo nearpod como recurso pedagógico no processo de ensino aprendizagem no ensino superiorpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4704705H1pt_BR
dc.description.abstractxThe present work had the purpose of verifying the pertinence and applicability of the technological resource, Nearpod, in two disciplines of the Licentiate Course in Biological Sciences of the Universidade Federal Pernambuco. Knowing the importance of Information and Communication Technologies (ICTs) for the educational process, we look for to answer the following questions: Why are technologies still not a reality in many educational institutions? Are teachers able to work with students who have grown up in this new technological reality? Besides, how can we promote more attractive classes with the aid of technological resources? The application in question (Nearpod) is characterized as being a multiplatform feature that allows the pairing of a computer with several smartphones, using the cloud as a key point to make such a connection. In this way, it allows teachers to develop more dynamic and interactive classes, as it allows teachers to use in the course of class, polls, quiz, three-dimensional models, and many other resources that will interact with students in real time through their cell phones . Our methodological procedure consisted in: choosing the subjects for the intervention, creating two classes from Nearpod according to the programmed content (one in each subject), the execution of the classes by the teachers, the application of two questionnaires, one for teachers and Another for students, and finally, data analysis. The results showed that the Nearpod application had a real significance in the teaching-learning process, since it enabled the teachers to pass the content in a different way, diagnosing possible learning gaps faster. Thus, from the students' responses, we have seen that the strategy contributes to a better understanding of the subjects, since - from the application of this tool - it is possible to work with mobile devices in the classroom in a very effective way, thus promoting new pedagogical experiences for students.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIMA, GABRIEL HENRIQUE DE.pdf1,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons