Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20271

Share on

Title: De “Futuro do País” a um “Problema Social”: estudo sobre a construção da identidade social do drogado em escolas de ensino médio
Authors: COSTA, José Hermógenes Moura da
Keywords: Drogas; rotulação; estigma; escola; processos de identificação
Issue Date: 19-Jul-2016
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O objeto da presente tese se inclui na preocupação com os processos a partir dos quais os comportamentos dos indivíduos respondem, positiva ou negativamente, às expectativas dos outros, inscrevendo-se na problemática da delimitação de grupos sociais e dinâmicas de demarcação de suas respectivas posições sociais. Há processos de categorização social que remetem a determinado quadro relacional de oposição entre “normais” e “desviantes”, e ações de imputação de identidades centradas em algum atributo considerado depreciativo. É o caso do indivíduo acusado de usar drogas, cuja identidade social pode ser demarcada pelo caráter depreciativo de tais práticas em nossa sociedade. Esse estigma reflete, enquanto atributo significativamente depreciativo, nos processos de identificação social típicos dos distintos cenários de interações sociais. Em contextos como a escola – normalidade; homogeneização; racionalidade científica contraposta à irracionalidade de se consumir drogas – essa projeção pode trazer repercussões importantes para os estudantes associados a tais práticas. Esse é um atributo que tem o potencial de se sobrepor aos diversos outros que um indivíduo acusado de usar drogas é passível de possuir. Sobretudo, esta é uma prática concebida como terminantemente incompatível com os espaços de desenvolvimento da “cultura escolar”. Através da abordagem qualitativa e da análise das distintas modalidades de entrevistas em profundidade e registros das observações em lócus realizadas em quatro escolas de ensino médio da zona urbana do município de Juazeiro-Ba, discuto o confronto entre acusadores e acusados, problematizando as perspectivas de pessoas caretas (não usuários) em relação aos estudantes considerados drogados – signos, significados e práticas relacionadas ao consumo de drogas e à construção dessa categoria social. A partir das concepções mais gerais sobre o fenômeno, busca-se uma imersão no entendimento dos processos de acusação que opõe “acusadores” e “acusados” de consumirem drogas, e de ações na imputação de identidades; bem como analiso as dinâmicas e reações à possibilidade do estigma, por parte de estudantes desviantes secretos, usuários de alguma droga, portanto, passíveis de serem rotulados como drogados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20271
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Sociologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE José Hermógenes Moura da Costa PPGS_UFPE.pdf1,62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons