Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20183

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOURA, Alexandrina Saldanha Sobreira de-
dc.contributor.authorMORAES, Ana Karina Araújo De-
dc.date.accessioned2017-08-01T17:36:49Z-
dc.date.available2017-08-01T17:36:49Z-
dc.date.issued2012-08-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20183-
dc.description.abstractEste trabalho buscou analisar como se deu o processo de reordenamento da rede estadual de Educação de Pernambuco no período de 2007-2010, a partir da teoria de redes. Observa-se que a reflexão sobre a atuação em redes e a sua importância nas organizações públicas ainda é tema que precisa ser difundido e, acima de tudo, praticado. Pela dimensão política que toma uma rede de ação pública, ainda é um grande desafio trazer a perspectiva da atuação em rede, na prática, dentro das organizações públicas. Como objeto de Estudo de Caso, utilizou-se a rede estadual de educação de Pernambuco, da Secretaria Estadualde Educação de Pernambuco. No tocante à metodologia esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, qualitativa, de caráter intervencionista, bibliográfica e documental. A pesquisa possibilitou compreender como se deu o trabalho em rede no processo de organização da rede estadual de ensino; analisou os desafios existentes no processo da atuação coletiva e as principais aprendizagens adquiridas com o processo de reordenamento da rede, entendendo que a luta por uma Educação de qualidade deve ser um compromisso e um dever de todos. Além disso, com o estudo foi possível destacar que há uma diversidade presente em nosso estado no tocante ao próprio entendimento e significado do reordenamento e sua condução. Sendo assim, não houve um reordenamento da rede, mas vários, reconhecendo que se trata de um processo dinâmico, que a todo o tempo precisa ser visitado e revisitado. Pernambuco possui, portanto, maneiras diversas de organizar a coisa pública a partir de cada município, o que significa dizer que tratar de reordenamento é compreender a dimensão da rede, a partir das especificidades e localidades de cada região.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRedespt_BR
dc.subjectAnálise de Redespt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas e Educaçãopt_BR
dc.titleRedes e educação: uma análise sobre o reordenamento da rede estadual de educação de pernambuco de 2007 a 2010pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0143071603370450pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9380909546628470pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to examine how was the process of reorganization of the state of Pernambuco Education in 2007-2010, from the network theory. It is observed that the reflection on the performance of networks and their importance in public organizations is still a matter that needs to be widespread and, above all, committed. For the political dimension that takes a network of public action, is still a great challenge to bring the prospect of working in networks, in practice within public organizations. As the object of case study, we used the state system of education in Pernambuco, the state Department of Education of Pernambuco. Regarding the research methodology is characterized as exploratory, qualitative and interventionist nature, literature and documents. The research enabled us to understand how it came to networking in the process of organization of state schools, examined the challenges that exist in the process of collective action and the main lessons learned through the process of reordering the network felt that the struggle for an education quality must be a commitment and duty of everyone. Furthermore, the study was able to highlight that there is a diversity present in our state with regard to their own understanding and meaning of the reorganization and driving. Thus, there was a reorganization of the network, but several, recognizing that this is a dynamic process, that all the time needs to be visited and revisited. Pernambuco has, therefore, different ways of organizing public affairs from each municipality, which means to deal with reordering is to understand the size of the network, from the specificities of each region and locality.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012-dissertação-AnaKarinaAraujoMoraes.pdf2,14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons