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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLUBAMBO, Cátia Wanderley-
dc.contributor.authorSOARES, Mariza Maria de Jesus Viera-
dc.date.accessioned2017-07-27T14:23:24Z-
dc.date.available2017-07-27T14:23:24Z-
dc.date.issued2010-10-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/20065-
dc.description.abstractEsta pesquisa analisa o modelo de gestão do Programa Juventude Cidadã, atualmente denominado Projovem Trabalhador, no âmbito da política pública de emprego. Esse Programa foi colocado em prática em 2008, a partir de sua implementação por organizações não-governamentais em Pernambuco, com recursos dos governos Estadual e Federal, especificamente da Secretaria Especial de Juventude e do Ministério do Trabalho e Emprego. As temáticas abordam a relação que tem se estabelecido entre a burocracia pública e a burocracia pública não-estatal; o fortalecimento institucional das organizações não-governamentais que atuam neste segmento; e a forma como a qualificação social e profissional tem sido ministrada aos jovens, bem como a inserção destes jovens no primeiro emprego ou primeiro trabalho. O estudo foi dividido em 6capítulos principais, sendo o primeiro a introdução, que trata dos objetivos, das suposições, da delimitação do tema, da justificativa e da metodologia. A opção metodológica tratou o programa como um estudo de caso, levantando os dados por meio da realização de entrevistas estruturadas com 15jovens egressos, distribuídos por cinco municípios pernambucanos; e com os gestores das organizações não governamentais e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (SENAC) em Pernambuco. O segundo capítulo apresenta o sistema público de emprego e da qualificação profissional de jovens no Brasil, enquanto o terceiro destaca os modelos de gestão para a qualificação social e profissional em programas públicos no Brasil. O quarto capítulo apresenta o universo da pesquisa; o quinto faz uma comparação entre modelos de qualificação nas organizações estudadas; e o último apresenta contribuições para o aprimoramento de programas de qualificação social e profissional de jovens para o primeiro emprego.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrograma Juventude Cidadãpt_BR
dc.subjectPrograma ProJovempt_BR
dc.subjectpolíticas públicas de empregopt_BR
dc.subjectempregabilidade de jovenspt_BR
dc.subjectqualificação social e profissionalpt_BR
dc.subjectSENACpt_BR
dc.titleQualificação para o primeiro emprego: uma avaliação do modelo de gestão do programa juventude cidadã em Pernambuco, 2008pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1743002965704288pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Gestao Publica p/ o Desenvolvimento do Nordestept_BR
dc.description.abstractxThis study analyses the management model of the Juventude Cidadã Program, knownas Projovem Trabalhador, in the sphere of public policies for employment. This program was set in motion in 2008, as of its implementation by non-governmental organizations in the state of Pernambuco with resources from the State and Federal governments, and particularly from the Ministry of Labor and Employment’s Special Secretary for Youth. The selected themes comprise the relationship that has been established between public bureaucracy and public, para-State bureaucracy; institutional strengthening of NGOs that operate in this segment; and the way in which social and professional training has been provided to youth, as well as their first placement in a job or work. The study has been divided in six main chapters, the first being an introduction that covers objectives and assumptions, outlining of subject, justification and methodology. The methodological approach addressed the program as a case study, gathering data through structured interviews with fifteen youth that have graduated from the program infive municipalities in the state of Pernambuco, and also with managers of NGOs and SENAC-PE. The second chapter outlines the public employment system and professional training programs available for young people in Brazil, while the third highlights management models of social and professional training in public programs; the fourth chapter covers the area of research, and the fifth compares the training models adopted by target organizations. Finally, the last chapter points out to contributions for the improvement of professional and social training programs for youth who will join the job market for the first time.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste

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