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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19876

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Title: Experiência de compra de deficientes visuais em Centro Comercial Planejado: o papel do ambiente de varejo
Authors: OLIVEIRA, Karla Karina de
Keywords: Consumidores com Deficiência Visual; Ambiente de Varejo; Pesquisa Transformativa do Consumidor; Consumers Visually Impaired; Retail environment; Transformative Consumer Research
Issue Date: 31-Aug-2015
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Buscando o entendimento da relação entre o ambiente de um centro comercial planejado, na cidade de Recife, e a experiência de compra dos deficientes visuais, esta dissertação foi estruturada, com ênfase nos estímulos presentes em tal ambiente. Dessa forma, busca-se, também, a compreensão da interpretação da experiência de compra das PcD’s visual através da percepção de elementos do ambiente físico e social. A escolha do tema foi motivada pela necessidade de uma pesquisa transformativa, que contemple temas e atores sociais pouco estudados, como é o caso dos deficientes visuais, como consumidores ativos, porém fora do âmbito de loja, apenas no ambiente comum de um shopping, no intuito de apresentar uma perspectiva de inclusão e acessibilidade pré compra. Para tanto, foram realizadas 12 entrevistas episódicas e semiestruturadas com integrantes do Instituto dos Cegos de Pernambuco e APEC, na cidade de Recife. Houve, ainda, a observação participante por meio de um passeio no shopping, precedida de uma experiência de campo vivida pela pesquisadora, na condição de deficiente visual, de olhos vendados, que proporcionou uma imersão na realidade dos informantes e das condições do ambiente. O estudo tem abordagem interpretativista e caracteriza-se por pesquisa qualitativa básica descritiva, com base fenomenológica, fundamentada no construtivismo social. Os dados coletados foram analisados de acordo com a técnica de análise de discurso, tendo como principal resultado a constatação de que um ambiente planejado com elementos sensoriais nem sempre se adéqua à realidade das PcD’s visual. No contexto estudado, os elementos físicos constantes no ambiente de varejo acabam por afastar os consumidores com deficiência visual, sendo determinante o comportamento das pessoas, tanto funcionários quanto frequentadores do lugar. Embora a literatura apresente as pessoas como parte do ambiente social, com base nos resultados, esta pesquisa inclui estas, também, no ambiente físico, configurando-as como barreiras à acessibilidade. Assim, propõese uma postura mais humanizada, a fim de que o ambiente de varejo torne-se inclusivo e adequado para as PcD’s visual.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19876
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Administração

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