Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19103

Comparte esta pagina

Título : Diversidade religiosa na escola pública: um olhar a partir das manifestações populares dos ciclos festivos
Autor : SILVA, Maria Edi da
Palabras clave : Antropologia; Espaço público; Escolas públicas; Pluralismo religioso; Religiosidade; Feriados; Festas cívicas; Festivals; Anthropology; Public space; Public schools; Religious pluralism; Religious; Civic holidays
Fecha de publicación : 27-may-2011
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : O espaço público da escola é considerado laico desde o rompimento entre a Igreja e o Estado com o advento da República no Brasil. Até então a Igreja Católica esteve oficialmente presente na organização educacional brasileira. A diversidade religiosa que ora observamos no espaço público escolar deixa à mostra a presença da religião e como as pessoas constroem a convivência tendo a herança da hegemonia católica, a força dos evangélicos e outros elementos religiosos na disputa por reconhecimento nesse espaço. Nessa dissertação, os Ciclos Festivos presentes no calendário escolar são o campo para observação dos conflitos e mediações, disputas e interações em contraponto com a orientação religiosa dos agentes, criando um diálogo entre a antropologia e o fazer educativo. Desses, são as crianças os sujeitos das proibições, revelando a necessidade de garantias de direitos por parte do Estado. Nesse trabalho, proponho contribuir com o debate acerca da presença da religiosidade no espaço público escolar, suas implicações e as estratégias criadas pelos agentes para garantia do direito ao reconhecimento.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/19103
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Antropologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011-Dissertacao-Maria-Edi-da-Silva.pdf3,72 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons