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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18876

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Título: O ato narrativo audiovisual e a inclusão digital: concepções e perspectivas por jovens de periferia
Autor(es): ANDRADE, Márcio Henrique Melo de
Palavras-chave: Inclusão Digital; Jovens de Periferia; Criação Narrativa Audiovisual; Concepções; Perspectivas; Digital Inclusion; Peripheral Youth; Audiovisual Creation Narrative; Conceptions; Perspectives
Data do documento: 26-Mar-2013
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Este trabalho apresenta uma pesquisa participante que analisa como a produção de narrativas audiovisuais pode contribuir para ampliar as concepções e perspectivas de inclusão digital (ID) de jovens de comunidades periféricas do Recife, considerando a dimensão comunicativa deste fenômeno. Para isso, foram usadas referências para atender a três campos temáticos – um, sobre as influências das tecnologias digitais na sociedade e os projetos de inclusão digital; outro, sobre a evolução do ato narrativo, as possibilidades narrativas no ciberespaço e a narratividade audiovisual; e, por fim, outro sobre as ações socioeducativas por meio dos vídeos digitais com jovens na periferia e suas relações com os conceitos de inclusão digital. Como metodologia, empregou-se o questionário semi-estruturado para delinear as concepções e perspectivas de ID destes jovens e seus hábitos de uso de internet e de comunicação. Posteriormente, foram realizadas oficinas de criação de vídeos digitais, em que se registrou o processo de criação destes jovens, sendo, ao final, aplicado outro questionário e realizadas duas entrevistas semiestruturadas – uma, individual; outra, coletiva –, a fim de identificar as mudanças que aconteceram nas concepções e perspectivas de inclusão digital dos sujeitos após o contato com este tipo de produção. Os resultados mostram que os jovens apresentaram mudanças nas concepções e perspectivas de ID a partir de sua participação na oficina de produção, compreendendo-a por vertentes comunicacionais e criativas ao invés de enfatizar mais aspectos técnicos ou de empregabilidade deste fenômeno.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18876
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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