Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18876
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PADILHA, Maria Auxiliadora Soares | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, Márcio Henrique Melo de | - |
dc.date.accessioned | 2017-05-24T18:00:23Z | - |
dc.date.available | 2017-05-24T18:00:23Z | - |
dc.date.issued | 2013-03-26 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18876 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma pesquisa participante que analisa como a produção de narrativas audiovisuais pode contribuir para ampliar as concepções e perspectivas de inclusão digital (ID) de jovens de comunidades periféricas do Recife, considerando a dimensão comunicativa deste fenômeno. Para isso, foram usadas referências para atender a três campos temáticos – um, sobre as influências das tecnologias digitais na sociedade e os projetos de inclusão digital; outro, sobre a evolução do ato narrativo, as possibilidades narrativas no ciberespaço e a narratividade audiovisual; e, por fim, outro sobre as ações socioeducativas por meio dos vídeos digitais com jovens na periferia e suas relações com os conceitos de inclusão digital. Como metodologia, empregou-se o questionário semi-estruturado para delinear as concepções e perspectivas de ID destes jovens e seus hábitos de uso de internet e de comunicação. Posteriormente, foram realizadas oficinas de criação de vídeos digitais, em que se registrou o processo de criação destes jovens, sendo, ao final, aplicado outro questionário e realizadas duas entrevistas semiestruturadas – uma, individual; outra, coletiva –, a fim de identificar as mudanças que aconteceram nas concepções e perspectivas de inclusão digital dos sujeitos após o contato com este tipo de produção. Os resultados mostram que os jovens apresentaram mudanças nas concepções e perspectivas de ID a partir de sua participação na oficina de produção, compreendendo-a por vertentes comunicacionais e criativas ao invés de enfatizar mais aspectos técnicos ou de empregabilidade deste fenômeno. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Inclusão Digital | pt_BR |
dc.subject | Jovens de Periferia | pt_BR |
dc.subject | Criação Narrativa Audiovisual | pt_BR |
dc.subject | Concepções | pt_BR |
dc.subject | Perspectivas | pt_BR |
dc.subject | Digital Inclusion | pt_BR |
dc.subject | Peripheral Youth | pt_BR |
dc.subject | Audiovisual Creation Narrative | pt_BR |
dc.subject | Conceptions | pt_BR |
dc.subject | Perspectives | pt_BR |
dc.title | O ato narrativo audiovisual e a inclusão digital: concepções e perspectivas por jovens de periferia | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This paper presents a survey participant who analyzes how the production of audiovisual narratives can contribute to enlarge the conceptions and perspectives of digital inclusion (DI) of youths from peripheral communities of Recife, considering the communicative dimension of this phenomenon. For this reason, references were used to meet three thematic fields – one, about the influences of digital technologies in society and digital inclusion projects; another, about the evolution of narrative, the narrative possibilities in cyberspace and audiovisual narrative and, finally, another about social and educational activities through digital videos with youth in the periphery and their relationship with the concepts of digital inclusion. The methodology that we used was the semi-structured questionnaire to outline the concepts and perspectives of DI that these youth had developed and their usage habits of internet and communication. Subsequently, workshops were held to create digital videos, who registered in the creation process of these young people, and, in the end, applied another questionnaire and conducted two semi-structured interviews – one, individual and another, collective - in order to identify the changes that have happened in the concepts and perspectives of digital inclusion of subjects after contact with this type of production. The results show that young people showed changes in conceptions and perspectives of DI from their participation in the workshop production, understanding the aspects of communication and creative rather than emphasizing more technical or employing aspects of this phenomenon. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertao_mrcio andrade_bloq.pdf | 2,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons