Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18876

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPADILHA, Maria Auxiliadora Soares-
dc.contributor.authorANDRADE, Márcio Henrique Melo de-
dc.date.accessioned2017-05-24T18:00:23Z-
dc.date.available2017-05-24T18:00:23Z-
dc.date.issued2013-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18876-
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma pesquisa participante que analisa como a produção de narrativas audiovisuais pode contribuir para ampliar as concepções e perspectivas de inclusão digital (ID) de jovens de comunidades periféricas do Recife, considerando a dimensão comunicativa deste fenômeno. Para isso, foram usadas referências para atender a três campos temáticos – um, sobre as influências das tecnologias digitais na sociedade e os projetos de inclusão digital; outro, sobre a evolução do ato narrativo, as possibilidades narrativas no ciberespaço e a narratividade audiovisual; e, por fim, outro sobre as ações socioeducativas por meio dos vídeos digitais com jovens na periferia e suas relações com os conceitos de inclusão digital. Como metodologia, empregou-se o questionário semi-estruturado para delinear as concepções e perspectivas de ID destes jovens e seus hábitos de uso de internet e de comunicação. Posteriormente, foram realizadas oficinas de criação de vídeos digitais, em que se registrou o processo de criação destes jovens, sendo, ao final, aplicado outro questionário e realizadas duas entrevistas semiestruturadas – uma, individual; outra, coletiva –, a fim de identificar as mudanças que aconteceram nas concepções e perspectivas de inclusão digital dos sujeitos após o contato com este tipo de produção. Os resultados mostram que os jovens apresentaram mudanças nas concepções e perspectivas de ID a partir de sua participação na oficina de produção, compreendendo-a por vertentes comunicacionais e criativas ao invés de enfatizar mais aspectos técnicos ou de empregabilidade deste fenômeno.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusão Digitalpt_BR
dc.subjectJovens de Periferiapt_BR
dc.subjectCriação Narrativa Audiovisualpt_BR
dc.subjectConcepçõespt_BR
dc.subjectPerspectivaspt_BR
dc.subjectDigital Inclusionpt_BR
dc.subjectPeripheral Youthpt_BR
dc.subjectAudiovisual Creation Narrativept_BR
dc.subjectConceptionspt_BR
dc.subjectPerspectivespt_BR
dc.titleO ato narrativo audiovisual e a inclusão digital: concepções e perspectivas por jovens de periferiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis paper presents a survey participant who analyzes how the production of audiovisual narratives can contribute to enlarge the conceptions and perspectives of digital inclusion (DI) of youths from peripheral communities of Recife, considering the communicative dimension of this phenomenon. For this reason, references were used to meet three thematic fields – one, about the influences of digital technologies in society and digital inclusion projects; another, about the evolution of narrative, the narrative possibilities in cyberspace and audiovisual narrative and, finally, another about social and educational activities through digital videos with youth in the periphery and their relationship with the concepts of digital inclusion. The methodology that we used was the semi-structured questionnaire to outline the concepts and perspectives of DI that these youth had developed and their usage habits of internet and communication. Subsequently, workshops were held to create digital videos, who registered in the creation process of these young people, and, in the end, applied another questionnaire and conducted two semi-structured interviews – one, individual and another, collective - in order to identify the changes that have happened in the concepts and perspectives of digital inclusion of subjects after contact with this type of production. The results show that young people showed changes in conceptions and perspectives of DI from their participation in the workshop production, understanding the aspects of communication and creative rather than emphasizing more technical or employing aspects of this phenomenon.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertao_mrcio andrade_bloq.pdf2,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons