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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18721
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Título : | Entre a academia e os resultados: um estudo sobre as tensões vivenciadas pelos gestores acadêmicos de instituições de ensino do estado de Pernambuco |
Autor : | SILVA, Maria Aparecida Barra Nova da |
Palabras clave : | Educação Superior. Grupos Educacionais. Acadêmico.; Higher Education. Educational groups. Academic. |
Fecha de publicación : | 7-jul-2016 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Os anos 1990 foram marcantes para a educação superior do país. Várias ações viabilizadas pelo poder público culminaram na privatização desse nível de ensino. E, mais recentemente, um novo fenômeno passou a permear essa seara: os grupos educacionais. Essas instituições vêm se firmando no setor como verdadeiros conglomerados educacionais, beneficiados, sobremodo, pelo mercado financeiro, a partir do qual essas instituições comercializam ações educacionais (OYAMA, 2009). Considerando essa nova configuração do sistema de educação superior do país, esta dissertação tem como objetivo analisar as características da relação entre os objetivos acadêmicos e financeiros dos maiores grupos privados de ensino superior do estado de Pernambuco que oferecem o curso presencial de Administração. A pesquisa orientou-se por uma abordagem qualitativa, instrumentalizada por duas estratégias metodológicas: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa exploratória, executadas com a finalidade de estabelecer proximidade com o campo de pesquisa. Por meio de entrevista semiestruturada com os diretores acadêmicos dessas instituições, foram coletadas informações mais acuradas acerca do fenômeno pesquisado. A análise e interpretação dos dados foram conduzidas pelo método análise pragmática da linguagem (MATTOS, 2005). Os resultados apontaram alguns aspectos que caracterizam a relação entre os objetivos acadêmicos e financeiros dos maiores grupos de ensino superior privados do estado de Pernambuco: a preocupação com qualidade acadêmica, a necessidade de atender aos requisitos legais do MEC, o direcionamento para resultados e a preocupação com os interesses do investidor. Nota-se que as instituições pertencentes a grupos educacionais procuram viabilizar um trabalho acadêmico para atender satisfatoriamente aos interesses do aluno, do Ministério da Educação e do investidor financeiro. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18721 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Administração |
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