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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18721

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dc.contributor.advisorFEITOSA, Marcos Gilson Gomes-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Aparecida Barra Nova da-
dc.date.accessioned2017-05-05T17:44:03Z-
dc.date.available2017-05-05T17:44:03Z-
dc.date.issued2016-07-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18721-
dc.description.abstractOs anos 1990 foram marcantes para a educação superior do país. Várias ações viabilizadas pelo poder público culminaram na privatização desse nível de ensino. E, mais recentemente, um novo fenômeno passou a permear essa seara: os grupos educacionais. Essas instituições vêm se firmando no setor como verdadeiros conglomerados educacionais, beneficiados, sobremodo, pelo mercado financeiro, a partir do qual essas instituições comercializam ações educacionais (OYAMA, 2009). Considerando essa nova configuração do sistema de educação superior do país, esta dissertação tem como objetivo analisar as características da relação entre os objetivos acadêmicos e financeiros dos maiores grupos privados de ensino superior do estado de Pernambuco que oferecem o curso presencial de Administração. A pesquisa orientou-se por uma abordagem qualitativa, instrumentalizada por duas estratégias metodológicas: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa exploratória, executadas com a finalidade de estabelecer proximidade com o campo de pesquisa. Por meio de entrevista semiestruturada com os diretores acadêmicos dessas instituições, foram coletadas informações mais acuradas acerca do fenômeno pesquisado. A análise e interpretação dos dados foram conduzidas pelo método análise pragmática da linguagem (MATTOS, 2005). Os resultados apontaram alguns aspectos que caracterizam a relação entre os objetivos acadêmicos e financeiros dos maiores grupos de ensino superior privados do estado de Pernambuco: a preocupação com qualidade acadêmica, a necessidade de atender aos requisitos legais do MEC, o direcionamento para resultados e a preocupação com os interesses do investidor. Nota-se que as instituições pertencentes a grupos educacionais procuram viabilizar um trabalho acadêmico para atender satisfatoriamente aos interesses do aluno, do Ministério da Educação e do investidor financeiro.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Superior. Grupos Educacionais. Acadêmico.pt_BR
dc.subjectHigher Education. Educational groups. Academic.pt_BR
dc.titleEntre a academia e os resultados: um estudo sobre as tensões vivenciadas pelos gestores acadêmicos de instituições de ensino do estado de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1615212174301323pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2330644494071539pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe 1990s were remarkable for higher education in the country. Several actions enabled by the government led to the privatization of this level of education. Recently, a new phenomenon has begun to permeate this harvest, educational groups. These institutions have established itself in the industry as true educational conglomerates benefited greatly by the financial market where these institutions have traded educational activities (OYAMA, 2009). Considering this new configuration of the top of the country's education system, this dissertation aims to analyze the relationship characteristics between the academic and financial goals of the largest private groups of higher education in the state of Pernambuco that offer management course. The research was guided by a qualitative approach, instrumentalized by two methodological strategies: the bibliographic and exploratory research performed in order to establish proximity to the search field. Through semistructured interviews with academic directors of these institutions were collected more accurate information about the researched phenomenon. The analysis and interpretation of data were conducted by pragmatic analysis method of language (MATTOS, 2005). The results showed some aspects that characterize the relationship between the academic and financial goals of the largest private higher education groups in the state of Pernambuco: the concern about academic quality, their needs to serve the legal requirements of MEC, the direction for results and concern about investor interests. Notice that if the institutions belonging to educational groups seek to enable an academic job to serve satisfactorily the interests of the student, the Ministry of Education and financial investor.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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