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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18576

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMOURA, Guilherme Lima-
dc.contributor.authorMELO – ROSO, Izabele Soares de-
dc.date.accessioned2017-04-18T18:07:31Z-
dc.date.available2017-04-18T18:07:31Z-
dc.date.issued2016-04-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18576-
dc.description.abstractA trajetória da Educação Superior no Brasil é caracterizada por intervenções do Estado, que, por sua vez, provocam avanços e retrocessos no sistema nacional da Educação Superior. Nesse sentido, as políticas de avaliação como variáveis integrantes desse sistema, desde a graduação até os exames de larga escala, a exemplo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), têm sido elementos condutores dessas mudanças. Desta forma, é relevante o foco nas práticas avaliativas como elementos constituintes do sistema educacional, uma vez que permitem melhorias no processo de ensino quando utilizadas com objetivo claro e adequado para a formação genuína dos educandos. Este trabalho busca, portanto, compreender quais os impactos do ENADE, na forma como hoje é aplicado, nas práticas de avaliação e ensino dos cursos de graduação em Administração das Instituições de Ensino Superior (IES) do Grande Recife/PE. Para tanto, vê-se na introdução uma contextualização das transformações da Educação Superior do Brasil atrelada à avaliação e com foco no maior curso de graduação do país, o de Administração. A fundamentação teórica faz um resgate da expansão da Educação Superior brasileira e, consequentemente, do rigor que emerge através desse aumento da dimensão quantitativa. Com base no rigor descrito, é introduzido como tema o sistema de avaliação vigente para este nível de ensino chegando ao instrumento ENADE. Em seguida, é discutida a relevância do processo de avaliação conectado ao ensino como elemento constituinte para uma formação mais significativa e duradoura. Assim sendo, adota-se como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. O locus da pesquisa são as IES do Grande Recife/PE com curso de graduação em Administração. O corpus, por sua vez, é composto por arquivos de entrevistas semiestruturadas com professores e coordenadores dos cursos de Administração das IES do Grande Recife/PE. A análise dos resultados aborda as condições contextuais que impactam no nível de alinhamento entre as práticas de avaliação e ensino das IES com o ENADE e os impactos do Exame Nacional nessas práticas dos cursos da referida região. Por fim, conclui-se que o impacto do Enade, no que tange às práticas de avaliação e ensino dos cursos de graduação em Administração no Grande Recife/PE, foi pouco significativo, uma vez que apenas nas IES de dependência privada, foram percebidas melhorias nos aspectos estruturais dos instrumentos de avaliação aplicados no período da graduação, com foco nas turmas enadistas e que, diante da demanda por aperfeiçoamento sobre avaliar e ensinar, emerge uma preocupação emergencial por parte dessas IES na tentativa de alcançar resultados mais satisfatórios no ENADE. Nos cursos das IES de dependência administrativa pública, não foi verificado nenhum impacto significativo nas práticas de avaliação e ensino relacionadas ao ENADE.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectENADE. Curso de Administração. Avaliação no Ensino Superior. Ensino de Graduação. Grande Recife/PE.pt_BR
dc.subjectENADE. Business Administration. Evaluation in Higher Education. Teaching Higher Education. Great Recife/PE.pt_BR
dc.titleAvaliar pode ser também melhorar? o Impacto do ENADE nas práticas de avaliação e ensino dos cursos de graduação em administração das IES do grande Recife/PE.pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8381162152004454pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8278248402746132pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThe path of Higher Education in Brazil is characterized by State intervention, which causes both advances and setbacks in the National Higher Education System. In this sense, evaluation policies, as variables of this system, have been responsible for promoting these changes, from undergraduate courses to large scale national exams, such as the National Exam for the Assessment of Students’ Performance (in Portuguese, ENADE). Thus, it is relevant to focus on the evaluative practices as building elements of the educational system, since they allow improvement in the teaching process, provided they are used with clear and appropriate objectives to the genuine education of students. This work aims at understanding the impacts of ENADE in the evaluative and teaching practices in Business Administration undergraduate courses at Institutions of Higher Education in the Metropolitan Region of Recife/PE (Great Recife), considering the way the exam is currently applied. Hence, in the introduction of this work the transformations in Higher Education in Brazil are contextualized and related to the evaluation, focusing on the largest undergraduate course in the country, Business Administration. The theoretical foundation reviews the expansion of Brazilian Higher Education, and consequently of the rigor that raises from this increase in the quantitative dimension. Based on the described rigor, the current evaluative system for this level of higher learning is introduced, finally leading to the instrument named ENADE. Then the work discusses the relevance of the evaluation process which is linked to teaching as a building element for a more meaningful and lasting education. Therefore, qualitative, descriptive and exploratory research are adopted as the methodological approach. The loci of this research are the Higher Education Institutes which offer Business Administration undergraduate courses in Great Recife/PE. The corpus, on its turn, consists of files from semistructured interviews with professors and coordinators from Business Administration courses in Higher Education Institutes in Great Recife. The data analysis addresses the contextual conditions which impact the level of alignment between the evaluative and teaching practices from the Higher Education Institutes with ENADE and the impacts of the National Exam in these practices in the mentioned courses in the region. Finally, it was possible to conclude that the impact of Enade on the evaluation and teaching practices in Business Administration undergraduate courses in the Great Recife/PE was insignificant, since only in private institutions of higher learning were improvements noted in the structural aspects of assessment tools applied in the undergraduate period, with an emphasis on classes which are about to take ENADE. Given the demand for improvement in assessing and teaching, a critical concern emerges in these Institutes of Higher Learning in an attempt to achieve more satisfactory results in ENADE. In the course of essentially public Institutes of Higher Learning it was not possible to observe any significant impact on the assessment and teaching practices which are related to the National Exam ENADE.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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