Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18028

Comparte esta pagina

Título : Gamificação para softwares educacionais: um catálogo de requisitos
Autor : PEIXOTO, Mariana Maia
Palabras clave : Engenharia de Requisitos; Tipos de Personalidade; Mapeamento Sistemático da Literatura; Survey; Requirements Engineering; Personality Types; Systematic Literature Mapping; Survey
Fecha de publicación : 23-feb-2016
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : A gamificação apresenta-se como um fenômeno emergente para aplicação em softwares educacionais com o intuito de envolver, motivar e melhorar o desempenho dos alunos. Contudo, apesar de sua relevância, a identificação dos requisitos da gamificação que tornam os softwares educacionais significativos para aprendizagem é problemática e um consenso ainda não foi alcançado. Motivado por este cenário, o presente trabalho realiza um estudo exploratório com o intuito de investigar aspectos de gamificação para o contexto de software educacional e, assim, desenvolver um catálogo de requisitos da gamificação, como uma abordagem da engenharia de requisitos para o auxílio no desenvolvimento de softwares educacionais. Esta pesquisa está dividida em três etapas. A primeira é destinada à condução de um mapeamento sistemático da literatura. A segunda etapa baseia-se nos achados da primeira para o desenvolvimento de um catálogo de requisitos da gamificação para softwares educacionais. Por fim, a terceira etapa prioriza e avalia os requisitos por meio de um survey. Na primeira etapa, um total de 127 trabalhos foram selecionados, dos quais identificou-se os seguintes aspectos: levantamento da distribuição temporal, regional e dos tipos de pesquisas sobre a gamificação na educação; levantamento dos tipos de softwares, modalidade de ensino e os objetivos educacionais propostos com a gamificação; levantamento das principais características, em termos de requisitos necessários à criação de softwares gamificados voltados à educação, e; levantamento das abordagens que consideram os tipos de personalidade dos alunos. Na segunda etapa, é apresentado o catálogo de requisitos desenvolvido com 229 itens. Na terceira etapa, um survey foi realizado com 64 especialistas da área da gamificação e priorizou e avaliou os requisitos em: pouco relevantes (26 itens), relevantes (161 itens), muito relevantes (42 itens). Três itens apresentaram avaliação baixa e, portanto, são desconsiderados para inclusão no catálogo. O mapeamento mostra que há um grande número de publicações sobre a utilização de gamificação em softwares educacionais, no entanto, a maioria é superficial e descreve poucas características da gamificação, de forma geral, sem uma avaliação adequada. Assim, este trabalho é uma tentativa de estabelecer um consenso sobre os requisitos da gamificação que podem auxiliar o desenvolvimento de softwares educacionais.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18028
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
versaodigitalmarianamaia.pdf1,75 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons