Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17866
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARROS, Lourival de Holanda | - |
dc.contributor.author | ARAÚJO, João Paulo de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-19T12:30:07Z | - |
dc.date.available | 2016-09-19T12:30:07Z | - |
dc.date.issued | 2016-04-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/17866 | - |
dc.description.abstract | Estima-se que um texto subintitulado como "uma biografia"consista na exposição da vida de um indivíduo, centrada numa determinada época e lugar, registrando sua história desde o nascimento até a morte. A escritora inglesa Virginia Woolf, no percurso de sua carreira, refletiu acerca da questão biográfica, não tomando apenas a ficção como tela para isto: dilatara o tema em ensaios como The New Biography, de 1927, e The Art of Biography, de 1932. Orlando: a Biography, na verdade obra romanesca, é publicado no ano de 1928, entre as publicações desses dois ensaioschaves para este trabalho. Orlando, personagem central da narrativa, desliza sobre mais de três séculos de história e literatura: poeta, intenta alcançar sua obra-prima, The Oak Tree; num mesmo corpo e nome, passa de homem para mulher, chocandose com a letargia dos tempos vitorianos; vai de encontro aos pudores da época em relação a gênero e sexualidade; e sua história põe em evidência, para além da realidade biográfica de Woolf, a conotação dos próprios jogos em que a escrita literária se envolve. A metaliteratura é tida em sua natureza autorreflexiva, ou seja, é a literatura dobrando-se sobre si mesma, num vasto sistema de espelhamentos. A proposta deste trabalho, então, compreende a análise de Orlando: A Biography sob o ponto de vista metaliterário, cuja ordem toma a obra como recorte primeiro da apreensão teórica e crítica do estudo. Para tanto, intenta-se uma via de acesso às teorias da literatura e da ficção nos aportes epistemológicos de Roland Barthes (1979), Michel Foucault (2001), Linda Hutcheon (1991), Gustavo Bernardo (2010); e, ao pensar nos argumentos acerca das referências críticas da obra, os textos de Hermione Lee (1999), Quentin Bell (1972) Monique Nathan (1989) e Maud Manonni (1999) foram de extrema importância. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Metaliteratura | pt_BR |
dc.subject | Biografia | pt_BR |
dc.subject | Romance | pt_BR |
dc.subject | Autorreferenciação | pt_BR |
dc.subject | Metaliterature | pt_BR |
dc.subject | Biography | pt_BR |
dc.subject | Novel | pt_BR |
dc.subject | Self-referencing | pt_BR |
dc.title | O constante desdobrar-se de "Orlando: a biography": uma leitura metaliterária | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | It is believed that a text subtitled as "a biography" consistis of the the portrayal of one's life centered in a given time place,relating facts which are proven to recall his or her lifetime from origin to death. Throughout her career, British writer Virginia Woolf has reflected upon the issue of biography not only in its representation in its representation in fiction:she has broadened the theme in essays as "The New Biography"(1927), and "The Art of Biography"(1932)."Orlando:a biography",actually a novel,takes place in the year of 1928, situated between the publication of the aforementioned essays which are key to this work.Once Orlando is bom,the narrative's main character slides along more than three centuries of history and literature: being a poet, he intends to accomplish his master piece,"The Oak Tree";under one name and inside one body, he goes from men to woman; is faced with the lethargy of Victorian times; confronts the prudishness of the time regarding gender and sexuality; in addition, his story reveals,beyond Woolf's biographical reality,the connotation of the games in which literary writing is engaged. Metaliterature is taken in its self-reflective nature, that is, literature revolving around itself in a vast system of mirroring. The aim of this work, then, engenders the analysis of this novel under the scope of metaliterature. Thus, we have attempted to approach the literary and fiction theories through the epistemological contributions of Roland Barthes (1979), Michel Foucault (2001), Linda Hutcheon (1991), Gustavo Bernardo (2010); moreover, regarding the criticism of Orlando, the works of Hermione Lee (1999), Quentin Bell (1972), Monique Nathan (1989) e Maud Manonni (1999) were of utmost importance. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissert_JoãoPaulo-BC.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons