Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16969

Compartilhe esta página

Título: Estratégias camponesas e as práticas agroecológicas nos territórios dos brejos de altitude, Gravatá - PE
Autor(es): SILVA, Izabela Cristina Gomes da
Palavras-chave: Geografia; Camponeses; Agricultura; Ecologia agrícola – Gravatá (PE)
Data do documento: 14-Ago-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Na década de 1980 emergiram mais expressivamente no Brasil movimentos sociais (como o MST) no campo, que discordavam do modelo produtivo capitalista baseado na concentração fundiária. No mesmo período, surgiram discussões vinculadas à agricultura alternativa e à degradação da natureza. Então, em 1997 surgiram em Gravatá - PE propostas de sujeitos vinculados à AMA GRAVATÁ (Associação dos Amigos do Meio Ambiente de Gravatá), para uma produção agrícola sem insumos químicos, diversificada, que valorizava o conhecimento popular tradicional, e propunha a comercialização em feiras agroecológicas. Tais propostas materializaram-se em iniciativas de camponeses, em áreas de Assentamento rural e Acampamento de luta pela terra no município. Temos como objetivo geral analisarmos as estratégias dos sujeitos sociais camponeses para manterem-se em seus territórios como também para a conquista de mais autonomia. A partir de uma abordagem integradora da realidade, utilizamos uma metodologia de base qualitativa. Consideramos a relação sujeito-sujeito para a compreender as transformações espaciais ocorridas em Gravatá - PE, após a disseminação e estabelecimento das experiências agroecológicas. Destacamos que desde então houve melhores condições de vida e conquista de autonomia, para o campesinato agroecológico gravataense.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16969
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação IZABELA-GOMES-2015.pdf2,39 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons