Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16510
Share on
Title: | Indicador como a representação simbólica de uma informação: análise dos indicadores adotados por uma organização de educação profissional e tecnológica |
Authors: | BURGO, Rosiane Maria Souza |
Keywords: | Ciência da informação; Indicadores - Classificação; Organização - Administração; Indicadores - Desempenho |
Issue Date: | 28-Aug-2015 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Pesquisa de natureza aplicada e caracterizada como um estudo de caso. Analisa indicadores de uma organização de educação profissional e tecnológica, na perspectiva de identificar informações demandadas pela gestão subjacentes nos indicadores e identifica demandas às quais o emprego de indicadores é útil e eficaz. No aspecto metodológico, utiliza, para o levantamento dos dados, documentos e entrevistas semiestruturadas com colaboradores da organização analisada. Agrupa o conjunto de indicadores da organização, conforme recomenda Trzesniak (2014). Quanto à forma de determinação, há predominância de indicadores diretos, denotando uma grande quantidade de uso de indicadores sem participação de outros indicadores ou medidas. Em relação à parte do processo a que dizem respeito, a pesquisa constata que a organização está muito concentrada em monitorar o processo e, em menor grau, nos resultados que o mesmo deveria fornecer. O potencial de emprego gerencial aponta o uso de maior parte de indicadores causais, os quais apenas informam as causas que afetam o andamento do processo ou seus resultados. Quanto à amplitude, os indicadores se distribuem de forma acentuadamente desigual, o que pode tanto ser decorrente de equívoco ou omissão na construção do conjunto de indicadores, quanto expressão deliberada de estilo de gestão. Conclui que, mesmo assim, os indicadores expressam informações acerca dos processos de ensino, dos clientes, revelam os esforços da organização com a inovação, apontam a situação dos projetos em andamento, evidenciam a satisfação dos colaboradores e demais partes interessadas e, portanto, exercem um importante papel de apoio à gestão. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16510 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação de Rosiane_pós defesa 14.10.pdf | 887,94 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons