Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16510

Compartilhe esta página

Título: Indicador como a representação simbólica de uma informação: análise dos indicadores adotados por uma organização de educação profissional e tecnológica
Autor(es): BURGO, Rosiane Maria Souza
Palavras-chave: Ciência da informação; Indicadores - Classificação; Organização - Administração; Indicadores - Desempenho
Data do documento: 28-Ago-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Pesquisa de natureza aplicada e caracterizada como um estudo de caso. Analisa indicadores de uma organização de educação profissional e tecnológica, na perspectiva de identificar informações demandadas pela gestão subjacentes nos indicadores e identifica demandas às quais o emprego de indicadores é útil e eficaz. No aspecto metodológico, utiliza, para o levantamento dos dados, documentos e entrevistas semiestruturadas com colaboradores da organização analisada. Agrupa o conjunto de indicadores da organização, conforme recomenda Trzesniak (2014). Quanto à forma de determinação, há predominância de indicadores diretos, denotando uma grande quantidade de uso de indicadores sem participação de outros indicadores ou medidas. Em relação à parte do processo a que dizem respeito, a pesquisa constata que a organização está muito concentrada em monitorar o processo e, em menor grau, nos resultados que o mesmo deveria fornecer. O potencial de emprego gerencial aponta o uso de maior parte de indicadores causais, os quais apenas informam as causas que afetam o andamento do processo ou seus resultados. Quanto à amplitude, os indicadores se distribuem de forma acentuadamente desigual, o que pode tanto ser decorrente de equívoco ou omissão na construção do conjunto de indicadores, quanto expressão deliberada de estilo de gestão. Conclui que, mesmo assim, os indicadores expressam informações acerca dos processos de ensino, dos clientes, revelam os esforços da organização com a inovação, apontam a situação dos projetos em andamento, evidenciam a satisfação dos colaboradores e demais partes interessadas e, portanto, exercem um importante papel de apoio à gestão.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/16510
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação de Rosiane_pós defesa 14.10.pdf887,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons