Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13234
Share on
Title: | Efetividade do uso de ferramentas da web 2.0 em AVAs: Colaboração, Autonomia e Autoria do aluno |
Authors: | ANDRADE, Hurika Fernandes de |
Keywords: | Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Ambiente Pessoal de Aprendizagem; Colaboração; Autonomia; Autoria |
Issue Date: | 28-Feb-2013 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Apesar de fazer parte, na Era Digital, de um importante elemento para o aprendizado e a colaboração, o contexto atual de ensino e aprendizagem dos AVAs, se configura como um ambiente engessado, de percursos pré-definidos, dificultando a autonomia, autoria e aproveitamento levando a ausência ou pouco aproveitamento dos alunos nestes ambientes. Essa pesquisa tem como objetivo central analisarnos ambientes virtuais de aprendizagem REDU, MOODLE e MOOC a efetividade do uso pedagógico de ferramentas integradas da web 2.0 e seu impacto na colaboração, autonomia e autoria do aluno. Foram analisados dois cursos em duas Instituições de Ensino Superior de Recife e um curso ofertado no ambiente MOOC, ondea diversidade de sujeitos é tão grande quanto a sua abrangência. Fizemos a nossa observação através da coleta de dados nos próprios ambientes através da etnografia virtual, e analisamos os dados através da Análise de Conteúdos. Os nossos resultados confirmam a hipótese levantada: os ambientes virtuais ainda carecem de melhor planejamento e de repensar conceitos a fim de serem considerados como favorecedores da autoria, autonomia e colaboração dos cursistas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13234 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertaçao Hurika Fernandes de Andrade.pdf | 3,18 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License