Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13080
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ALVES, Thelma Panerai | |
dc.contributor.author | SANTOS, Suara Macedo dos | |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:18:31Z | |
dc.date.available | 2015-04-14T13:18:31Z | |
dc.date.issued | 2014-01-31 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13080 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa se insere no campo da Educomunicação e tem como foco a colaboração, buscando investigar as contribuições dela para a autoria de estudantes no final do primeiro ciclo do Ensino Fundamental utilizando blogs. O estudo parte do pressuposto que, aliada a uma prática permeada pelos princípios da Educomunicação, ações que favorecem a colaboração contribuem para a autoria neste momento em que a escrita do estudante está em desenvolvimento. Esta dissertação relata os resultados de uma intervenção educomunicativa proposta e realizada com alunos do ensino fundamental em uma escola da rede municipal do Recife. A pesquisa com a exploração do blog em uma prática educomunicativa aconteceu durante o calendário letivo dos estudantes, na sala de informática da escola, motivando-os a produzir e a participar. Além dos pensadores da Educomunicação, os princípios teóricos da pesquisa discutem a importância da tecnologia num contexto educativo, considerando as transformações que ela pode promover. Em seguida, discute o conceito da ferramenta utilizada e a pertinência da utilização de blogs em práticas educomunicativas. O componente empírico relata a experiência junto aos sujeitos da prática educomunicativa desenvolvida e suas produções no blog, relacionando-as com as categorias definidas a priori, que são: Autoria, Escrita e Colaboração. Os resultados apontam que a colaboração favorece a autoria assim como o desenvolvimento da escrita do estudante potencializada através do uso colaborativo do blog. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educomunicação | pt_BR |
dc.subject | Colaboração | pt_BR |
dc.subject | Blogs | pt_BR |
dc.subject | Autoria | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | Autoria e colaboração de estudantes do ensino fundamental: o blog e a produção da escrita numa perspectiva educomunicativa | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Suara Macedo dos Santos.pdf | 895,25 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons