Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13032
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PADILHA, Maria Auxiliadora Soares | |
dc.contributor.author | OLIVEIRA, Priscilla Silvestre de Lira | |
dc.date.accessioned | 2015-04-13T13:58:27Z | |
dc.date.available | 2015-04-13T13:58:27Z | |
dc.date.issued | 2012-02-15 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Priscilla Silvestre de Lira. Histórias de vida de multiplicadores especialistas de núcleos de tecnologia educacional: impactos da formação em sua trajetória profissional. Recife, 2012. 167f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação , Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Recife, 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13032 | |
dc.description.abstract | A presente pesquisa trata das formações a níveis de especialização que professores do Governo do Estado nos anos de 1998 e 1999 tiveram a oportunidade de cursar na Universidade Federal de Pernambuco- Centro de Educação. Os especialistas então atuaram em formações de docentes da educação básica do Estado, promovendo uma ação “multiplicadora” ao estudarem sobre o uso da Informática voltada à educação nas séries iniciais da educação básica. Nesta pesquisa procurou-se compreender qual o impacto desta especialização no percurso profissional dos professores e se realmente houve uma ação “multiplicadora” a partir das formações nos Núcleos de Tecnologia Educacionais- NTEs, ou nas escolas públicas estaduais. Portanto, na primeira etapa houve o uso da pesquisa exploratória (LAKATOS; MARCONI, 2003). Na qual se obteve dados dos professores, a partir da identificação deles em documentos oficiais, assim como por cadastro cedido por funcionários do Governo do Estado de Pernambuco. Um questionário foi aplicado para conhecer qual a trajetória profissional destes docentes na primeira etapa, o qual foi respondido por 12 professores. Este questionário objetivava, rastrear os docentes que se tornaram especialistas em Informática Educativa (1998) ou Informática na Educação (1999) Posteriormente houve a análise destas respostas através da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977; MORAES, 1996). E a História de Vida (HUMEREZ, 1998). Elaborando-se categorias a priori e a posteriori. Na última etapa da pesquisa houve a entrevista com 04 professores que foram selecionados a partir de critérios como os que ainda atuam nos NTEs, ou os que após o curso conseguiram atuar em outras áreas, como a docência do Ensino Superior. Dentre as considerações encontradas nas respostas dos sujeitos, está a necessidade de se continuar com a proposta, seja a especialização, ou a formação nas escolas públicas. Assim como lidar com a resistência dos professores que recebem a formação nas escolas para utilizar a Informática aplicada à Educação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | História de Vida | pt_BR |
dc.subject | Especialização | pt_BR |
dc.subject | Percurso Profissional | pt_BR |
dc.subject | Informática | pt_BR |
dc.title | Histórias de vida de multiplicadores especialistas de núcleos de tecnologia educacional: impactos da formação em sua trajetória profissional | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
010 Dissertação Priscilla Oliveira.pdf | 3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons