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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12657

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Title: O Ensino de Conteúdos Estatísticos no Projovem Campo-saberes da Terra em Pernambuco
Authors: ALCÂNTARA, Luciana Rufino de
Keywords: Ensino de Estatística; ProJovem Campo – Saberes da Terra; Integração de Saberes; Educação do Campo
Issue Date: 31-Jan-2012
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: ALCÂNTARA, Luciana Rufino de. O ensino de conteúdos estatísticos no ProJovem Campo - Saberes da Terra em Pernambuco. Recife, 2012. 114f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação , Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Recife, 2012..
Abstract: O ProJovem Campo - Saberes da Terra é um Programa do Governo Federal brasileiro que atende educandos e educandas do Campo. Na perspectiva da Integração de Saberes, propõe uma maneira específica de relacionar os saberes acadêmicos e àqueles advindo da realidade, integrando as diferentes áreas de conhecimento com eixos temáticos que contemplam problemáticas do Campo. Dentre as áreas estudadas este estudo focalizou a matemática e, em particular, os conteúdos curriculares relacionados à Estatística, reconhecidos por documentos oficiais, pesquisadores e educadores como sendo importantes para formação do cidadão crítico e criativo. Objetivou, portanto, analisar como esses conteúdos foram trabalhados por 124 educadores e educadoras que atuam na área de Ciências da Natureza e Matemática do ProJovem Campo em Pernambuco, a partir das informações fornecidas em questionários, relatos de experiência e entrevistas. Os dados foram sistematizados e analisados com base em categorias que emergiram a das respostas dos participantes. As análises apontaram que o ensino envolvendo conteúdos estatísticos ocorreu predominantemente a partir de coleta de dados em campo e organização desses dados em sala de aula, resultando em construção e interpretação de gráficos e tabelas. Em geral, o trabalho foi realizado em articulação com a realidade social dos/as educandos/as, na perspectiva da Integração de Saberes, como preconizado pelo Programa. Entretanto, os dados também indicaram algumas limitações ou imprecisões no trabalho de conteúdos estatísticos. Por exemplo, ao abordar representações de dados em tabelas e gráficos, alguns educadores não explicitaram a compreensão sobre conceitos básicos. A pesquisa forneceu elementos de um espaço educacional ainda pouco investigado, que pode servir de base para o debate sobre o ensino de conteúdos estatísticos na educação básica.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12657
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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