Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12644

Share on

Title: Bullying: impacto sobre a satisfação com a vida em adolescentes
Authors: MARQUES, Daniel Francisco Pires Jovino
SILVA, Antonio Medeiros Peregrino da
Keywords: Bullying; Satisfação com a vida; Qualidade de vida
Issue Date: 11-Mar-2014
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Bullying é um dos tipos de violência escolar existentes. Dentre os parâmetros de avaliação de qualidade de vida, tem sido utilizada a avaliação da satisfação com a vida. Não há na literatura estudos que correlacionem o tipo de envolvimento com bullying e satisfação com a vida. Este estudo tem por objetivo investigar a correlação entre bullying escolar e a satisfação com a vida em estudantes. Foram avaliados estudantes de 14 a 19 anos da Cidade do Recife, Brasil, através de questionário sociodemográfico autoaplicável e da Escala Multidimensional de Satisfação com a Vida em Estudantes. Após responder a escala na sala de aulas, voluntários levaram para casa um questionário a respeito de bullying e fatores associados, a ser devolvido nos dias subsequentes. Os voluntários foram divididos em cinco grupos: vítimas; vítimas-agressoras; agressores nos últimos 30 dias; agressores inativos nos últimos 30 dias; e estudantes sem envolvimento com bullying. Para um total de 496 voluntários, houve diferença estatística significante (p<0.05) entre os grupos avaliados. O grupo sem envolvimento teve pontuações estatisticamente maiores na escala que os demais grupos, exceto que o grupo que havia cometido bullying há mais de 30 dias. Esse resultado demonstra que vítimas, agressores nos últimos 30 dias e vítimas-agressoras têm pior satisfação com a vida que aqueles sem envolvimento com bullying. Devido à presença de transtornos mentais, comportamentais e de aprendizagem encontrados em adolescentes envolvidos com bullying, torna-se necessário o melhor conhecimento do fenômeno e dos envolvidos, para o desenvolvimento de políticas educacionais e preventivas em saúde mental.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12644
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Neuropsiquiatria e Ciência do Comportamento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Daniel Francisco Pires Marques.pdf4,34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons