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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12606
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Título : | Uma Análise da Abordagem da Área de Figuras Planas no Guia de Estudo do Projovem Urbano sob a Ótica da Teoria Antropológica do Didático. |
Autor : | CARVALHO, Dierson Gonçalves de |
Palabras clave : | Projovem Urbano; Área como grandeza; Teoria Antropológica do Didático (TAD) |
Fecha de publicación : | 31-ene-2012 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | CARVALHO, Dierson Goncalves de. Uma análise da abordagem da grandeza da área no figuras planas no guia de estudo do Projovem Urbano sob a ótica da teoria antropológica do didático. Recife, 2012. 120f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação , Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Recife, 2012.. |
Resumen : | Essa pesquisa discute como é abordado o conteúdo área de figuras geométricas planas no Guia de Estudo do aluno do Programa Projovem Urbano e que relação pode ser observada entre os princípios que regem o referido Programa e a abordagem da área neste material. Para cumprir esse objetivo realizamos um mapeamento do habitat e do nicho do vocábulo área no Guia de Estudo, caracterizamos as praxeologias matemática e didática relativas ao objeto área e identificamos condições e restrições na difusão do conhecimento relativo a esse objeto na instituição Projovem Urbano. Os resultados indicam que a palavra área aparece no material com diversos sentidos e em vários momentos tanto no estudo da matemática como nos demais componentes curriculares. O cálculo da área do retângulo se destaca em relação a outros tipos de tarefa. Duas técnicas podem ser identificadas no Guia de Estudo para resolver tarefas do tipo calcular a área de um retângulo, mas o grau de explicitação dessas técnicas é baixo. Encontram-se elementos do bloco tecnológico-teórico relativos ao cálculo da área de um retângulo, nas explicações fornecidas no Guia de Estudo. Identificamos também indícios de condições e restrições oriundas dos níveis superiores de co-determinação didática (sociedade, escola e pedagogia). Com efeito, a especificidade do público alvo e as características do Programa podem ser observadas, por exemplo, pelo uso frequente do contexto da construção civil nos problemas de cálculo de área. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12606 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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