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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12606
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | BELLEMAIN, Paula Moreira Baltar | |
dc.contributor.author | CARVALHO, Dierson Gonçalves de | |
dc.date.accessioned | 2015-03-13T18:39:19Z | |
dc.date.available | 2015-03-13T18:39:19Z | |
dc.date.issued | 2012-01-31 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Dierson Goncalves de. Uma análise da abordagem da grandeza da área no figuras planas no guia de estudo do Projovem Urbano sob a ótica da teoria antropológica do didático. Recife, 2012. 120f. Dissertação (mestrado) - UFPE, Centro de Educação , Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica. Recife, 2012.. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12606 | |
dc.description.abstract | Essa pesquisa discute como é abordado o conteúdo área de figuras geométricas planas no Guia de Estudo do aluno do Programa Projovem Urbano e que relação pode ser observada entre os princípios que regem o referido Programa e a abordagem da área neste material. Para cumprir esse objetivo realizamos um mapeamento do habitat e do nicho do vocábulo área no Guia de Estudo, caracterizamos as praxeologias matemática e didática relativas ao objeto área e identificamos condições e restrições na difusão do conhecimento relativo a esse objeto na instituição Projovem Urbano. Os resultados indicam que a palavra área aparece no material com diversos sentidos e em vários momentos tanto no estudo da matemática como nos demais componentes curriculares. O cálculo da área do retângulo se destaca em relação a outros tipos de tarefa. Duas técnicas podem ser identificadas no Guia de Estudo para resolver tarefas do tipo calcular a área de um retângulo, mas o grau de explicitação dessas técnicas é baixo. Encontram-se elementos do bloco tecnológico-teórico relativos ao cálculo da área de um retângulo, nas explicações fornecidas no Guia de Estudo. Identificamos também indícios de condições e restrições oriundas dos níveis superiores de co-determinação didática (sociedade, escola e pedagogia). Com efeito, a especificidade do público alvo e as características do Programa podem ser observadas, por exemplo, pelo uso frequente do contexto da construção civil nos problemas de cálculo de área. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Projovem Urbano | pt_BR |
dc.subject | Área como grandeza | pt_BR |
dc.subject | Teoria Antropológica do Didático (TAD) | pt_BR |
dc.title | Uma Análise da Abordagem da Área de Figuras Planas no Guia de Estudo do Projovem Urbano sob a Ótica da Teoria Antropológica do Didático. | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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