Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12552

Compartilhe esta página

Título: Consumo audiovisual em Pernambuco: considerações teóricas e um exercício empírico
Autor(es): Lima Júnior, Jailson Araújo de
Palavras-chave: consumo cultural; audiovisual; economia criativa; economia da cultura
Data do documento: 14-Mar-2014
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: O consumo de bens culturais é desejável do ponto de vista social por gerar externalidades positivas para toda a sociedade através do aprimoramento intelectual e da capacidade de criar e inovar propiciados ao indivíduo. Sob a ótica teórica, o estudo do consumo cultural traz discussões e questionamentos para a teoria microeconômica mainstream por implicar anomalias nas ferramentas tradicionais de análise estática comparativa e porque seus determinantes têm origem no processo de diferenciação social dos indivíduos, requerendo uma investigação multidisciplinar. Dentro desse grupo de bens, o audiovisual é um setor efervescente e de grande expressão no mercado cultural, especialmente no Estado de Pernambuco, em que a pluralidade cultural fortemente enraizada na identidade do povo tem gerado uma produção independente prolífica e onde a afluência de empreendimentos tem movimentado a demanda por peças audiovisuais publicitárias. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo trazer uma discussão sobre o audiovisual em Pernambuco, situando o setor na teoria econômica da cultura e na conjuntura econômica brasileira e realizando um exercício empírico seguindo a metodologia proposta por Diniz (2009) e utilizando dados da POF 2008-2009.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12552
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jailson Araújo Júnior.pdf549,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons