Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12552

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLima, João Policarpo Rodrigues -
dc.contributor.authorLima Júnior, Jailson Araújo de-
dc.date.accessioned2015-03-13T16:59:05Z-
dc.date.available2015-03-13T16:59:05Z-
dc.date.issued2014-03-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12552-
dc.description.abstractO consumo de bens culturais é desejável do ponto de vista social por gerar externalidades positivas para toda a sociedade através do aprimoramento intelectual e da capacidade de criar e inovar propiciados ao indivíduo. Sob a ótica teórica, o estudo do consumo cultural traz discussões e questionamentos para a teoria microeconômica mainstream por implicar anomalias nas ferramentas tradicionais de análise estática comparativa e porque seus determinantes têm origem no processo de diferenciação social dos indivíduos, requerendo uma investigação multidisciplinar. Dentro desse grupo de bens, o audiovisual é um setor efervescente e de grande expressão no mercado cultural, especialmente no Estado de Pernambuco, em que a pluralidade cultural fortemente enraizada na identidade do povo tem gerado uma produção independente prolífica e onde a afluência de empreendimentos tem movimentado a demanda por peças audiovisuais publicitárias. Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo trazer uma discussão sobre o audiovisual em Pernambuco, situando o setor na teoria econômica da cultura e na conjuntura econômica brasileira e realizando um exercício empírico seguindo a metodologia proposta por Diniz (2009) e utilizando dados da POF 2008-2009.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectconsumo culturalpt_BR
dc.subjectaudiovisualpt_BR
dc.subjecteconomia criativapt_BR
dc.subjecteconomia da culturapt_BR
dc.titleConsumo audiovisual em Pernambuco: considerações teóricas e um exercício empíricopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coPadilha, Maria Fernanda Freire Gatto -
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Economia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Jailson Araújo Júnior.pdf549,81 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons