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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1236

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Título: Comportamento socioambiental empresarial x choques e pressões dos Stakeholders : o caso da Nokia do Brasil Tecnologia Ltda
Autor(es): Lima de Carvalho Sidrim, Simônica
Palavras-chave: Responsabilidade Social Empresarial; Teoria dos Stakeholders; Comportamento socioambiental; Pressões e Choques
Data do documento: 31-Jan-2009
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Lima de Carvalho Sidrim, Simônica; Regina Pasa Gómez, Carla. Comportamento socioambiental empresarial x choques e pressões dos Stakeholders : o caso da Nokia do Brasil Tecnologia Ltda. 2009. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Abstract: As empresas socialmente responsáveis consideram na sua gestão ações que permitem estabelecer um comportamento social e ambiental que atendam as diversas expectativas da sociedade e as pressões e choques dos stakeholders para que essas adotem um comportamento socioambiental, tem se tornado cada vez mais frequente, promovendo uma nova forma de pensar e agir dos gestores. As divergências de entendimento e avaliação relacionadas a esse comportamento têm gerado inúmeras discussões principalmente quanto ao consenso a respeito de quanta atenção deve ser concedida a essas pressões e quais ferramentas são oportunas para mensurar tal comportamento. Com isso, as empresas tentam encontrar premissas que promovam as dimensões sociais elevando-as à mesma categoria das ambientais, a partir do uso de ferramentas que avaliam seu comportamento socioambiental. Com o intuito de identificar esse comportamento, considerando que o seu comportamento socioambiental pode ser uma ação ou reação, frente às pressões ou choques dos stakeholders, faz-se importante desenvolver procedimentos de avaliação dos impactos das ações sociais e ambientais. Em geral, a identificação do comportamento socioambiental das empresas permite aos gestores realizar uma tomada de decisão mais eficaz frente às pressões dos seus stakeholders. Baseando-se nesse pressuposto, foi possível elaborar uma proposta de modelo sustentado nas dimensões do comportamento social e ambiental dos modelos ECP-Social e Triplo, permitindo identificar os estágios do comportamento socioambiental das empresas. A aplicação do modelo na empresa Nokia do Brasil pertencente ao segmento eletroeletrônico, tornou possível constatar a importância de análises das ações socioambientais que permitem identificar o comportamento socioambiental e comprovar que esse pode ser uma ação ou reação frente às pressões dos stakeholders
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/1236
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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