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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12302

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Title: Promoção do consumo sustentável no contexto brasileiro: uma análise dos papéis dos governos, das empresas e da sociedade civil
Authors: Oliveira, Verônica Macário de
Keywords: Consumo sustentável; Responsabilidade Social Corporativa; Políticas Públicas; Cidadania
Issue Date: 1-Dec-2014
Abstract: O objetivo geral desta tese foi analisar os papéis dos governos, das empresas e da sociedade civil para promover o consumo sustentável no contexto brasileiro. Para alcançá-lo, foram elaborados os seguintes objetivos específicos: (I) Identificar os papéis de promoção do consumo sustentável nas abordagens existentes na literatura; (II) Classificar os papéis identificados de acordo com atuação dos atores de governo, das empresas e da sociedade civil; (III) Validar o conjunto de papéis identificados a partir de uma consulta, com o uso do método Policy Delphi, a um conjunto de especialistas no tema, considerando as características do contexto brasileiro; (IV) Realizar uma verificação empírica da aplicação dos papéis validados junto ao programa de redução do consumo de sacolas plásticas em Xanxerê - SC. Na etapa do Policy Delphi participaram quarenta especialistas divididos em quatro grupos de acordo com a experiência que possuem com a temática, a saber: academia, governo, empresas e sociedade civil. E, no estudo de caso, cinco integrantes do programa participaram das entrevistas semiestruturadas as quais foram examinadas pela análise de conteúdo. Os resultados indicaram a relevância de trinta e cinco dos trinta e oito papéis analisados para promover o consumo sustentável no contexto brasileiro. Além disto, eles reforçaram que as questões que envolvem a promoção do consumo sustentável incluem tanto o lado do consumo quanto o da produção, o que impõe a necessidade de se adotar uma abordagem integrativa que contemple a atuação e a articulação entre os atores dos governos, das empresas e da sociedade civil, o que pode ser verificado nas etapas da pesquisa realizadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12302
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Administração

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